Semace analisa projeto de sinalização para orla marítima de Fortaleza

19 de abril de 2010 - 13:57

Autarquia prevê aquisição de equipamentos de sinalização para o programa de monitoramento da balneabilidade das praias.

Encontra-se em análise na Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), o projeto de aquisição de equipamentos eletrônicos de sinalização (totens) para a orla marítima de Fortaleza, que funcionam com energia solar. A aquisição do equipamento tem como objetivo facilitar a divulgação em tempo real dos resultados da balneabilidade para a população. Com a inovação, os banhistas terão acesso a informação sobre a qualidade da água, se está própria ou imprópria para o banho.

O totem é um equipamento tecnológico amplamente utilizado na divulgação de propagandas e informações relevantes, apresentando uma diversidade de modelos, cores e funções. Os totens serão instalados nas áreas amplamente utilizadas pela população na prática de mergulho, natação e com maior fluxo de turistas.

Balneabilidade é a qualidade das águas destinadas á recreação de contato primário. Em Fortaleza e nos demais municípios do Estado, o monitoramento da qualidade da água das praias é realizado pela Semace desde sua fundação, atendendo às determinações das Resoluções Nº 274 (29/11/2000) e Nº 357 (17/03/2005), do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que define critérios para a classificação de águas destinadas à recreação de contato primário. A ação conta com o apoio do Núcleo de Análise e Monitoramento (Nuam) da instituição.

Atualmente são monitorados semanalmente 31 pontos de amostragem no litoral de Fortaleza, entre esses, aproximadamente 68% encontram-se próprias para banho. Os resultados do monitoramento da balneabilidade das praias de Fortaleza e dos demais municípios litorâneos do Estado do Ceará são divulgados à população através do site da Semace e nos meios de comunicação.

Para a autarquia, a aquisição do equipamento de sinalização vai beneficiar, especialmente, os interessados que não possuem acesso aos sistemas de informações disponíveis. “A sinalização é um fator de relevante importância à população local e turistas. Com ela, ambos recebem a informação “in loco” quanto a qualidade das praias de Fortaleza”, explica a gerente do Nuam, Magda Kokay.

O parâmetro indicador básico para classificação das praias quanto à sua balneabilidade em termos sanitários é a densidade de coliformes termotolerantes. Nesse embasamento, a Semace definiu as praias monitoradas e seus pontos de amostragem considerando os diversos fatores que influem na balneabilidade, tais como: existência de sistemas de coleta e disposição dos despejos domésticos gerados nas proximidades, bem como de córregos afluindo ao mar; grande demanda turística durante os períodos de alta temporada; fisiografia da praia; ocorrência de chuvas; condições de maré; presença de animais, resíduos sólidos e manchas marrons (florescência de microalgas) na água do mar; frequência de banhistas e adensamento urbano próximo.

Fortaleza possui aproximadamente 27 km de extensão de praia, dividida em costa leste, centro e oeste. A primeira vai da foz do rio Cocó ao Porto do Mucuripe e concentra atividades de lazer, hoteleiras, industriais, comerciais e residenciais. A costa centro vai do Porto do Mucuripe até as imediações do Aterro da Praia de Iracema, concentrando residencias, hotéis, comércios, bares, restaurantes, dentre outros. Já a costa oeste, vai do Aterro da Praia de Iracema até a Barra do Ceará, contemplando residências e alguns equipamentos urbanos voltados ao turismo, como é o caso do Marina Park Hotel.

Para saber sobre o monitoramento dos índices de praias próprias e impróprias para banho acesse: https://www.semace.ce.gov.br/servicos/praias/

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace