Veículos movidos a diesel passam por fiscalização

31 de março de 2010 - 16:08

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio do Núcleo de Análise e Monitoramento (Nuam), promoveu nos dias 30 e 31 de março, nos municípios de Quixadá e Limoeiro do Norte respectivamente, blitze da Operação Fumaça Negra, que tem como objetivo coibir a emissão gasosa dos veículos movidos a diesel fora dos padrões estabelecidos pela legislação federal vigente.

Ao todo, 85 automóveis foram vistoriados pela equipe de fiscalização da Semace, sendo que apenas um, em Limoeiro do Norte, estava transitando de forma irregular, mostrando que o trabalho de monitoramento e de educação ambiental feito por esta autarquia vem dando resultados. Esse programa existe desde 1990 e, na época, o índice de veículos fora dos padrões era de 34,5%.

A medição é feita através do nível de fumaça na escala de Ringelmann, a qual é constituída de cinco colorações, que variam de cinza claro ao preto total. As emissões de 0% a 40% são consideradas normais. Acima disso, o veículo é autuado e multado. Os veículos irregulares têm 15 dias, a partir da autuação, para comparecerem à sede da entidade para passar por uma nova vistoria. Caso seja constatada a sua adequação aos padrões, o proprietário do carro tem o benefício da redução de 50% do valor da multa, que pode variar de R$ 1.078,95 a R$ 4.315,81.

Efeitos no homem e na natureza

A emissão de fumaça negra é o resultado de uma combustão incompleta e está associada a problemas operacionais e de manutenção, podendo acarretar doenças relacionadas ao aparelho respiratório e cardiovascular, bem como alterações no clima terrestre.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação
3101-5554