Comemorações da Semana da Árvore em Caucaia

31 de março de 2010 - 16:06

Entre os dias 25 e 27 de março, a Festa Anual das Árvores chegou à Caucaia, município da Região Metropolitana de Fortaleza. Realizada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) em parceria com o Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (Imac), a programação do dia 26 contou com apresentações artísticas, plantio de árvores, oficina, trilhas e blitz ecológica.

Durante a solenidade de abertura, que aconteceu no Sesc Iparana, instituições e empresas parceiras foram homenageadas pelos serviços prestados ao município de Caucaia. A Semace foi homenageada com a outorga do Certificado Selo Verde e o troféu IMAC/2009, entregue pela secretária de turismo de Caucaia, Flor de Lis, à gerente do Parque Botânico do Ceará, Vanessa Mariano. Uma trilha ecológica encerrou as atividades do dia 25 (quinta-feira).

A programação do segundo dia aconteceu no Parque Botânico do Ceará, Unidade de Conservação administrada pela Semace. A banda do Corpo de Bombeiros e uma apresentação teatral do Grupo Cepevive deram as boas vindas às 180 crianças de 11 escolas de Caucaia. Após o plantio simbólico da árvore Cumaru, os alunos participaram da oficina de reciclagem de papel e da trilha ecológica, onde foram plantadas 30 (trinta) mudas de sabiá (Mimisa caesalpiniifolia).

O Cumbuco foi o cenário do encerramento da programação: uma blitz ecológica foi realizada na estrada de acesso à praia. Foram distribuídas 300 mudas de plantas nativas, além de material da campanha Limpeza das Praias e sacolas de lixo veicular, com a participação de 60 crianças do município.

A Festa Anual das Árvores, promovida pela Semace, aconteceu em Fortaleza e mais 59 municípios do Estado do Ceará, entre os dias 22 e 30 de março e teve como árvore homenageada o Cumaru, espécie da caatinga.

Lívia Carvalho
Assessoria de Comunicação – Semace