Semace participa do lançamento do projeto da Coleta Seletiva em Jericoacoara

16 de janeiro de 2009 - 14:28

16/01/2009 – SEMACE/ASCOM

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), participou na última terça-feira, 13, do lançamento da campanha de implantação do Projeto da Coleta Seletiva em Jericoacoara. O evento teve como objetivo uma ação educativa, onde foi realizado um porta a porta em todas as casas de Jericoacoara informando e orientando a população sobre a disposição final do lixo e a implantação da coleta seletiva.

Durante o porta a porta, a comunidade foi orientada sobre os tipos de materiais recicláveis a serem selecionados, momento em que foi distribuído material educativo visando sensibilizar a população mostrando que o lixo compromete diretamente o meio ambiente, causando a poluição do solo, ar e recursos hídricos, afetando, inclusive, a condição sanitária da população.

A Semace, tendo todo o interesse em dar continuidade as ações propostas na Campanha de Limpeza de Praia, Rios, Lagos e Lagoas, comemora e parabeniza o compromisso da administração da Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara, que como primeira medida de sua gestão resolve viabilizar os mecanismos necessários a operacionalização da Coleta Seletiva em Jericoacoara.

A sensibilização contou com o envolvimento da Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara, Instituto Chico Mendes da Biodiversidade, Semace, servidores e funcionários da limpeza, diversas associações, cooperativas e comunidade local, buscando definir estratégias e adotar providências para implantação da coleta seletiva.

Lembramos que a partir de uma ação inovadora, o Governo do Estado do Ceará instituiu o ICMS Ambiental, que redistribui 2% em função do Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente de cada município, formado por indicadores de boa gestão ambiental, tendo como critério a destinação final adequada dos seus resíduos, por meio do Sistema de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos. Desta forma, espera-se que a grande maioria dos municípios cearenses tenha seus aterros sanitários devidamente licenciados até 2010.

Nesse contexto, trabalha-se a questão da coleta seletiva do lixo nas praias, rios, lagos e lagoas que estão inseridas ou próximas às Unidades de Conservação, considerando em conjunto seus diversos aspectos, como por exemplo: a coleta do lixo; a sua disposição final e os eventuais danos ecológicos; a questão social representada pelos “catadores” e a questão sanitária. Na maioria dos municípios cearenses, além de o serviço de coleta ser insuficiente, o destino final do lixo é inadequado.