Semace trabalha em prol da preservação das belezas naturais da Apa da Lagoa de Jijoca

9 de dezembro de 2008 - 14:49

09/12/2008 – SEMACE/ASCOM

A pouco mais de 300 km de Fortaleza podemos encontrar belas praias, lagoas e dunas. Todas essas encantadoras belezas naturais estão inseridas na Área de Proteção Ambiental (Apa) da Lagoa de Jijoca, criada através do Decreto n.º 25.975, de 10/08/2000. Com uma área de 3.995,61 hectares e um perímetro de 49,276 km, esta unidade de conservação ambrenge parte dos municípios de Cruz e Jijoca de Jericoacoara.

A região possui um ecossistema lacustre, ou seja, está localizada entre campos de dunas e a zona da praia. Com isso, podemos encontrar lagoas costeiras, de inestimável beleza cênica, e tabuleiros pré-litorâneos. Porém, essas belíssimas paisagens acarretam alguns problemas, como é o caso da especulação imobiliária, que desencadeia uma série de ameaças ambientais tipo a remoção das matas ciliares, contaminação dos recursos hídricos, despejo de efluentes e resíduos sólidos de forma inadequada e a salinização das águas.

Mas é visando evitar que a Apa da Lagoa de Jijoca sofra essa degradação ambiental, que a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) criou um escritório regional, na praia de Jericoacoara. A unidade, através de sua gerente, Karina Sales, vem trabalhando em prol da qualidade ambiental em toda a área.

Para isso, a Semace vem desenvolvendo em parceria com as prefeituras municipais de Cruz e Jijoca de Jericoacoara, Departamento de Apoio ao Meio Ambiente (Dama), escolas, empresário locais, bugueiros e associações, atividades de educação ambiental com a população das comunidades e estudantes.

Neste último final de semana, nos dias 6 e 7 de dezembro, foram promovidas ações do Dia Nacional de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas em três locais diferentes daquela região. A primeira aconteceu na praia do Preá, no município de Cruz, no sábado pela manhã. À tarde, foi a vez da praia de Jericoacoara, onde foi dado um abraço simbólico na duna, onde os turistas costumam assistir ao pôr do sol. Já na manhã de domingo, as equipes estiveram na lagoa azul.

Na oportunidade, foram realizadas coletas seletivas às margens dos recursos hídricos daquela Área de Proteção Ambiental, blitze educativas e distribuição de materiais informativos sobre o tempo de decomposição de cada resíduo despejado de forma inadequada e sacolas veiculares para o acondicionamento correto do lixo. A Semace contou com o apoio de moradores locais e estudantes durante toda a programação.

Na praia do Preá foram recolhidos 85 Kg. Já em Jericoacoara, esse número foi um pouco maior, com 88 Kg. A área com menor índice de poluição foi a Lagoa Azul, onde foram coletados apenas 9,7 kg. Ao todo, foram 182,7 kg de resíduos sólidos retirados das margens dos recursos hídricos, entre plástico, metal, madeira, borracha, vidro e papel.