Abertura do Seminário “Ceará pelo Clima” acontece nesta segunda, com a presença da ministra Marina Silva e do governador Elmano de Freitas
13 de junho de 2024 - 08:28
Na próxima segunda, dia 17 de junho, a partir das 8h30, acontece a abertura do Seminário “Ceará pelo Clima: Desenvolvimento, Sustentabilidade e Justiça Social”, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. A cerimônia terá a participação da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, do governador Elmano de Freitas e da secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (SEMA), Vilma Freire. Na oportunidade, haverá uma palestra magna com o biólogo e cientista norte-americano Philip Martin Fearnside, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e um dos maiores especialistas em mudanças climáticas do mundo.
O Seminário acontecerá nos dias 17 e 18 de junho, no Centro de Eventos, em Fortaleza-Ceará, numa promoção do governo do Ceará, por meio da SEMA. Serão dois dias imersivos dedicados à justiça climática, transição energética e justiça social. “Vamos reunir diversos públicos e renomados especialistas nacionais para discutir ações essenciais para limitar o aquecimento global, prevenir desastres climáticos e proteger nossa sociedade. O objetivo é trocar experiências e contribuir para um presente e um futuro sustentáveis”, explica a titular da SEMA, Vilma Freire.
O Seminário será dividido nos seguintes Eixos Temáticos: Transição Energética Justa no Ceará; Juventude e Crise Climática; Estratégias para fortalecer as políticas públicas estaduais; Justiça Climática – Impactos do racismo ambiental; Vulnerabilidades Climáticas Cearenses – Mitigação e adaptação, Resíduos e Economia Circular – Implementando a política nacional de resíduos sólidos. Mais informações e inscrições pelo site www.cearapeloclima.com.br.
PROGRAMAÇÃO RESUMIDA
1º DIA – 17/06
8h30: Cerimônia de Abertura do Seminário Ceará pelo Clima
9h – 10h30: Composição da Mesa com autoridades e entrega de produtos.
• Governador do Estado do Ceará – Elmano de Freitas
• Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima – Marina Silva
• Secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima – Vilma Maria Freire dos Anjos
10h30: Hino Nacional com o cantador, violeiro e compositor brasileiro, Pereira da Viola e Apresentação do Coral Indígena.
10h50: Palestra Magna com o biólogo e cientista norte-americano, Philip Martin Fearnside
12h – 13h: VISITAÇÃO AOS ESTANDES
14h: EIXO-Educação Ambiental para Ação Cidadã
15h30: EIXO – Justiça Climática
17h: Solenidade de Entrega da Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa
DIA 2 – 18/06
8h30 – 8h50: EIXO: Financiamento Climático
10h20: EIXO: Vulnerabilidades Climáticas do Ceará
12h20: Visita aos estandes
14h: EIXO – Resíduos e Economia Circular
15h30: EIXO- Transição Energética Justa
17h: Premiação dos cinco artigos e boas práticas classificados com melhor nota na Chamada de
Trabalho para o Seminário Ceará pelo Clima.
PROGRAMAÇÃO DETALHADA COM PALESTRANTES
17/06 – 14h00 – JUVENTUDE E CRISE CLIMÁTICA – EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA AÇÃO CIDADÃ: CAPACITANDO JOVENS LÍDERES
A juventude desempenha papel crucial no combate às mudanças climáticas. É mandatório priorizar os jovens nos debates e políticas voltados ao enfrentamento das mudanças climáticas. Esse painel vai discutir a importância da conscientização cidadã ambiental para desenvolver uma compreensão mais profunda dos problemas ambientais globais e locais – perda de biodiversidade, poluição, gestão sustentável dos recursos naturais e resíduos sólidos – no contexto das mudanças climáticas.
PALESTRANTE
ELLEN MONELLE
A pesquisadora e influenciadora digital Ellen Monielle, de Natal (RN), é o nome por trás do perfil Eco Fada, que acumula quase 100 mil seguidores nas redes sociais falando sobre a intersecção do veganismo e das questões alimentares, ambientais, de gênero e de raça.
PAINELISTA
ALICE PIVA
Alice Piva é paraibana, arquiteta-urbanista e ativista climática. Atua liderando grupos de pesquisa e ativismo que se concentram no direito à cidade, adaptação climática e transição energética justa, tecendo pontes do Nordeste do Brasil com outros territórios na América Latina. Atualmente, é Embaixadora do Acordo de Escazú, tratado promovido pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe que objetiva o fortalecimento da democracia ambiental na região.
PAINELISTA
SABRINA CABRAL
Cearense, estudante de engenharia civil na UFC e criadora de conteúdo sobre protagonismo e oportunidades para jovens de baixa renda no instagram @sanydapeste.MEDIADORA
LILICA SANTOSl
Lilica Santos é cientista social pela Universidade Federal do Ceará, poeta do corpo, desenvolve trabalhos artísticos através da escrita literária, roteirização e poesia falada. É ativista pelo direito das pessoas negras e desenvolve pesquisas sobre relações raciais, escrevivência, juventudes negras de Fortaleza, territórios periféricos, cultura e gestão cultural.
17/06 – 15h30 – JUSTIÇA CLIMÁTICA – IMPACTOS DO RACISMO AMBIENTAL
A justiça climática busca a equidade na distribuição das mudanças climáticas e na responsabilidade pela mitigação das emissões de gases de efeito estufa. O público alvo desse eixo é a sociedade civil organizada, defensora dos direitos humanos e ambientais, os povos tradicionais e os representantes do Governo do Estado, empenhados na construção de um Ceará cada vez mais sustentável. O objetivo do painel é aproximar o governo e a sociedade, criando um ambiente propício para a implantação e implementação de políticas públicas estratégicas.
PAINELISTA
MARCELLA TORRES
Advogada Sênior na Associação Interamericana para a Defesa do Ambiente (AIDA), é mestre em direito internacional dos direitos humanos pela Universidade de Notre Dame (EUA) e possui uma trajetória trabalhando com ONGs e organizações multilateraleis na Colômbia, Peru e Costa Rica.
PALESTRANTE
ALEXANDRE COSTA
Alexandre Araújo Costa é um físico, professor e ambientalista brasileiro. Tem graduação e mestrado em Física pela UFC, doutorado em Ciências Atmosféricas pela Universidade do Estado do Colorado, e pós-doutorado na Universidade Yale. Membro do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, foi um dos autores principais do 1º Relatório do PBMC, um estudo pioneiro em seu âmbito. Foi gerente do Departamento de Meteorologia e Oceanografia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos. É professor titular da UECE.
MEDIADORA
ZELMA MADEIRA
Secretária da Igualdade Racial do Ceará. Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com mestrado e doutorado em Sociologia pela UFC. É professora da graduação e mestrado em Serviço Social da UECE. Foi coordenadora de Política de Igualdade Racial do Ceará de 2015 a 2020 e Assessora Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais do Governo do Ceará de 2020 a 2022.
18/06 – 8h30 – FINANCIAMENTO CLIMÁTICO – ESTRATÉGIAS PARA FORTALECER AS POLÍTICAS PÚBLICAS ESTADUAIS
O objetivo do eixo é aprofundar conhecimentos acerca dos mecanismos de financiamento para o desenvolvimento de políticas públicas estaduais voltadas à questão do clima. Tem como público-alvo órgãos de estado, empresas, negócios sustentáveis e ONGs que se debruçam sobre o tema.
PAINELISTA
PAUL DALE
Assessor técnico da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1992), atualização em Gerenciamento Integrado de Áreas Costeiras e Oceânicas pela COI/UNECO e IO/USP (1995) e mestrado em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é membro da Comissão Mundial de Áreas Protegidas da UICN (desde 1997), membro da Secretaria Executiva do Conselho Nacional da RBMA – Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (desde 2019) e membro do Grupo de Assessoramento Técnico ao Escritório da UNESCO da América Latina e Caribe para Mudanças Climáticas em Reservas da Biosfera e Geoparques (desde 2020).
PAINELISTA
BEATRIZ FERRARI
Profissional de finanças sustentáveis com mais de oito anos de experiência liderando projetos de integração ESG em vários setores no Brasil (incluindo bancos, seguros, governos, saneamento, mobilidade urbana, energia limpa e infraestrutura sustentável).
MEDIADOR
MATHEUS HADDAD
Biólogo pela UFSC e mestrando em serviços ecossistêmicos pela TU Dresden (Alemanha) com especialização na universidade de Wageningen (Holanda). Fundador do Fauna Floripa e da Sociedade de História Natural do Desterro.
PALESTRANTE
ANA TONI
Secretária Nacional de Mudanças do Clima Economista e doutora em Ciência Política, possui longa trajetória no trabalho junto ao terceiro setor e no fomento de projetos voltados à justiça social, à promoção de políticas públicas, à área do meio ambiente e mudanças climáticas e à filantropia.
18/06 – 10h45 – VULNERABILIDADES CLIMÁTICAS CEARENSES – MITIGAÇÃO E ADAPTAÇÃO
Algumas áreas são mais suscetíveis às mudanças climáticas, gerando impactos mais visíveis, como a erosão costeira e a desertificação. Considerando os relevantes estudos científicos nessa área, e a necessidade de uma profunda atenção ao tema, o eixo se voltará para a academia, a sociedade civil e órgãos do estado. O objetivo é informar, conscientizar e explorar as alternativas possíveis de mitigação e adaptação, no contexto do Ceará.
PALESTRANTE
ALEXANDRE PIRES
Diretor de combate à desertificação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, vinculado à Secretaria Nacional de Povos Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável.
PAINELISTA
EDUARDO SÁVIO
Presidente da FUNCEME – Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídrico. Possui doutorado em School of Civil and Environmental Engineering – Cornell University. Atualmente é Professor Adjunto da UFC, presidente da FUNCEME e professor colaborador na Pós-graduação em Clima e Energia da UECE.
PAINELISTA
IURI JENIPAPO
Coordenador de Governança e Participação na Coordenação-Geral de Gestão Ambiental e Territorial do Departamento de Gestão Ambiental, Territorial e Promoção ao Bem Viver Indígena, na Secretaria Nacional de Gestão Ambiental e Territorial Indígena, do Ministério dos Povos Indígenas. Iuri Jenipapo é Liderança Jovem do Povo Jenipapo-Kanindé e Biólogo.
PAINELISTA
MARCELO SOARES
Marcelo Soares é doutor em Geociências pela UFRGS e pós doutor pela Universidade Autônoma de Barcelona. Foi Cientista-chefe do Meio Ambiente do Ceará e Professor visitante na Universidade das Ilhas Virgens (USA), Universidade de Salento (Itália) e no Centro Leibniz de Pesquisa Marinhla (Alemanha). Pesquisador nivel 1D do CNPq e professor do Labomar UFC. Atua com impactos ambientais e conservação.
MEDIADOR
DANIEL FERNANDES
Mestrando em Administração, graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (2008), Mba em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (2014), com curso de aperfeiçoamento em Educação Ambiental pela UECE. Coordenador Geral da Associação Caatinga.
18/06 – 14h25 – RESÍDUOS E ECONOMIA CIRCULAR – IMPLEMENTANDO A POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS
A geração de resíduos tornou-se, nas últimas décadas, um dos problemas centrais em termos de planejamento urbano e gestão pública em praticamente todas as cidades do mundo. O eixo tem como o objetivo aprofundar conhecimentos sobre as ferramentas de planejamento e execução da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
PALESTRANTE
DIONE MANETTI
Presidente do Instituto Pragma e CEO da Pragma Soluções Sustentáveis. Bacharel em Direito, atua há mais de 20 anos com o desenvolvimento e implementação de projetos e na área de gestão de resíduos, especialmente nos temas da reciclagem, logística reversa e economia circular. Foi diretor de Fomento da Secretaria Nacional de Economia Solidária, no Ministério do Trabalho e Emprego, entre 2003 e 2010. Coordenou o fechamento do lixão de Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, considerado o maior da América Latina, em 2012.
PAINELISTA
JOSÉ VALVERDE MACHADO
Mestre em Direito Ambiental pela Universidade Católica de Santos, especialista em Segurança Alimentar e Nutricional pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da FHORESP – Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo
PAINELISTA
REBECA WERMONT
Sócia Head da Yby Soluções Sustentáveis. Idealizadora da Verdear Eventos + Sustentáveis. Consultora e Auditora do programa Lixo Zero (ZWIA). Embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil. Há 6 anos dedicada à atuação em sustentabilidade. É gestora de resíduos sólidos, especializada em soluções da Economia Circular para projetos Lixo Zero.
MEDIADOR
RODRIGO SABATINI
Presidente do Instituto Lixo Zero, palestrante internacional, especialista em inovação, sustentabilidade e gestão de comunidades. Possui mais de dez anos de aplicação do conceito lixo zero em supermercados, escolas, hotéis, condomínios, comunidades em prefeituras, entre outros.
PAINELISTA
NEURI FREITAS
Presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe). Possui atuação nas áreas administrativa, financeira e comercial no setor de saneamento, implantou importantes ações de segurança hídrica no Ceará e iniciou processos inovadores no âmbito do reúso de águas.
18/06 – 15h30 – TRANSIÇÃO ENERGÉTICA JUSTA – A LIDERANÇA CEARENSE: OPORTUNIDADES E DESAFIOS PARA PRODUÇÃO DE ENERGIA VERDE E JUSTA
O eixo de transição energética tem como público alvo a iniciativa privada cearense, considerando a sua capacidade de investimento, inovação e pesquisa no desenvolvimento de uma matriz energética net zero. Todavia, é preciso que essa transição seja justa e leve em consideração a garantia dos direitos fundamentais dos setores mais vulneráveis do estado.
PAINELISTA
JURANDIR PICANÇO
Consultor de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC. Engenheiro Mecânico e Eletricista, presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Ceará. Foi Presidente da Companhia Energética do Ceará – COELCE, Secretário da Ciência e Tecnologia do Ceará, Conselheiro de Administração da CHESF e Presidente da Agência Reguladora do Ceará – ARCE.
PAINELISTA
HUGO FIGUEIREDO
Presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP. Ex-secretário de planejamento do Ceará, Hugo Figueiredo é professor da UFC, doutor em Economia de Negócios pela Wageningen University (Holanda), mestre em Administração de Empresas pelo Rensselaer Polytechnic Institute (EUA) e graduado em Engenharia de Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
PAINELISTA
ULISSES OLIVEIRA
Engenheiro Ambiental com doutorado em Engenharia Civil. É servidor de carreira da Semace. Desenvolve atividades na área de licenciamento ambiental, educação ambiental, gestão ambiental, fiscalização ambiental e planejamento.
MEDIADOR
RÁRISSOM SAMPAIO
Bacharel em Direito pela URCA (2018), é mestrando em Ciências Jurídicas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba – PPGCJ/UFPB. Pós-graduando da Especialização em Direito Constitucional da Universidade Regional do Cariri – URCA (2018-atual).