Semace dará início à elaboração de Manuais de Procedimentos para suas atividades fins

12 de agosto de 2016 - 10:54

Sex, 12 de agosto de 2016, 10h55

Com a finalidade de padronizar seus atos, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) iniciará a elaboração de manuais de procedimentos em suas áreas de licenciamento, fiscalização e gestão florestal. Para realizar o trabalho, a autarquia contratou a empresa MBS Consulting, com sede no estado do Rio Grande do Sul. A ordem de serviço foi dada dia primeiro de agosto e hoje (12) haverá uma videoconferência entre as partes.

A ideia de produzir os manuais surgiu da necessidade de padronizar as ações dentro da instituição com relação ao fluxo de processos, metodologias, procedimentos técnicos, entre outros. Os servidores de cada diretoria serão treinados para adotarem as normas e procedimentos estabelecidos no documento voltado para sua área. A capacitação incluirá exercícios práticos e simulações de casos reais, visando a adaptação dos funcionários aos novos métodos. Espera-se como resultado do trabalho uma maior celeridade nos processos administrativos.

De acordo com a Assessora de Desenvolvimento Institucional da Semace, Elisabete Romão, esse será um trabalho inédito na casa encabeçado pelo Superintendente José Ricardo Araújo, “Nosso objetivo é fazer com que todos os técnicos adotem o mesmo procedimento, dando uniformidade aos processos”, afirmou. Para acompanhar o desenvolvimento do projeto, a Superintendência criou uma comissão com representantes dos três setores que realizam as atividades fins. O grupo será um elo de ligação entre a MBS Consulting e o corpo técnico.

A elaboração desses manuais custará R$ 672.609 e está sendo financiada pelo Banco Mundial para o Governo do Ceará, através do Projeto de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental do Estado do Ceará (Programa por Resultados – PforR). O prazo para a conclusão dos trabalhos é de oito meses.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov