Semace participa de reunião para discutir Plano de Contingência de Erosão Costeira

3 de abril de 2024 - 16:12

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) participou, nessa terça-feira (02), do planejamento das ações do Plano de Contingência de Erosão Costeira no Estado do Ceará. A iniciativa é uma ferramenta de inovação e gestão sustentável da Zona Costeira. A diretora de fiscalização, Carolina Braga, e o técnico do licenciamento ambiental, Felipe Sampaio, representaram a Semace juntamente com profissionais da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), pesquisadores do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente SEMA/Funcap (PCCMA) e outros colaboradores.

“Durante a reunião, foram discutidos e identificados os principais pontos de erosão ao longo do litoral cearense. A união de esforços entre governo, instituições e população é essencial para garantir um desenvolvimento equilibrado e sustentável ao longo do litoral”, destaca Felipe.

Os participantes do encontro incluíram os técnicos da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/SEMA), Aline Parente e Wersângela Duaví; o orientador da Célula de Gestão Territorial (Ceget/Codes), Wanderley Guimarães; a técnica da Coordenadoria da Biodiversidade (Cobio/SEMA), Vanessa Barbosa. Também estiveram presentes o coordenador do Planejamento Espacial Ambiental (PEA/PCCMA), Davis Pereira, os bolsistas Paulo Roberto Pessoa, Paulo Henrique Oliveira, Wallason Farias, Daysiane Brandão e Andressa Albuquerque, todos membros do programa Cientista Chefe Meio Ambiente.

Representantes da Semace, da Defesa Civil dos municípios de São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Paraipaba, Beberibe e Trairi; do Sindicato da Pesca (Sinpesca), da Autarquia do Meio Ambiente, da Secretaria da Agricultura e Pesca do município de Trairi; e das Secretarias do Turismo, da Pesca e Aquicultura (SPA) de Paraipaba, também marcaram presença na reunião.