Barragem Jucá em Parambu armazenará mais de 31 milhões de metros cúbicos de água

20 de janeiro de 2016 - 14:11

Qua, 20 de janeiro de 2016, 14h

Um dos grandes projetos do Governo do Estado, a Barragem Jucá, no município de Parambu terá capacidade de acumular 31.800.000,00m³ de água, beneficiando cerca de 35.000 habitantes daquela região. Foi o que informou a Secretaria de Recursos Hídricos durante audiência pública sobre os estudos ambientais do projeto, ocorrida nesta terça-feira (19), na Fazenda João da Costa, distrito de Cococi, em Parambu. A reunião, que contou com a presença da população local, foi presidida e validada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

O empreendimento apresenta área total de 644,62 km², situado na localidade Veados, zona rural do município de Parambu, ocupando uma área de 823,1ha. A sede municipal de Parambu, Veados, Barra do Urucu, Poço da Pedra, Sítio Arsênio, Croatá, Cococi entre outras localidades serão beneficiadas com a implantação do açude.

De acordo com a SHR, o projeto existe desde 2006 e está inserido no Plano Estadual dos Recursos Hídricos, onde passou por uma hierarquização de obras analisadas pela secretaria. “O açude nunca ficou fora da demanda existente. Estamos atualizando os estudos ambientais do projeto que necessita de uma complementação”, disse o técnico da SRH, Luiz Carlos Mota.

Na audiência, a consultoria ambiental contratada pela SRH fez uma apresentação do projeto e abordou aspectos sobre os impactos ambientais, diagnosticando as áreas de influência e medidas mitigadoras do empreendimento. “Dos 193 impactos ambientais, 76,17% são de caráter benéfico, enquanto 23,83% são de caráter adverso”, informou a consultoria do projeto.

Foram citados como impactos ambientais positivos: a geração de empregos na fase de operação; injeção de recursos na economia local; o aumento na arrecadação de impostos; surgimento de novos empreendimentos para a região; garantia da continuidade das atividades existentes como agricultura de subsistência; geração de renda para a comunidade; implantação de um programa de peixamento pela Secretaria de Pesca e Aquicultura do Estado; regularização do abastecimento de água da cidade de Parambu, favorecendo os setores de saneamento básico e saúde pública, bem como os setores secundário e terciário da economia.

A audiência pública é o momento em que a população pode esclarecer dúvidas em relação ao projeto, seu aspecto ambiental juntamente com a comunidade diretamente e indiretamente envolvida. “Nesse momento damos a oportunidade da população colocar suas indagações e assim garantir um empreendimento com desenvolvimento sustentável, com o compromisso de levantar os impactos ambientais e mitiga-los para que se tenha uma solução diante da escassez dos recursos hídricos, de forma ambientalmente e juridicamente correta”, explicou o gestor ambiental da Semace, Ademar Almeida.

Além da equipe multidisciplinar da Superintendência, SRH e população local, a audiência contou com a presença de representantes da Prefeitura, secretarias de Meio Ambiente e de Cultura, políticos, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e imprensa local e do município de Tauá.

O estudo ambiental da barragem Jucá será apreciado e votado pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente no dia 04 de fevereiro.

Antes da audiência, a equipe de técnicos da Semace responsável pelo projeto fez uma vistoria no local onde será implantada a barragem.

Ana Luzia Brito