Semace estoura cativeiro irregular e apreende 285 aves silvestres nativas em Cascavel

1 de abril de 2014 - 09:00

01/04/2014

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Diretoria de Fiscalização (Difis), apreendeu na última quinta-feira (27) 285 aves silvestre nativas em uma residência no município de Cascavel, Região Metropolitana de Fortaleza. A ação foi ocasionada após a autarquia receber denúncia do funcionamento irregular de um cativeiro – situação essa confirmada durante a vistoria no local, que aparentava servir para o tráfico de aves. Essa foi a maior apreensão de animais já feita pela Semace.

Ao constatar a veracidade da denúncia e a situação de flagrante do cativeiro irregular, a equipe do Setor de Defesa da Fauna da Difis solicitou o apoio da Polícia Militar para adentrar à residência onde estavam os animais. Na ocasião, o responsável pela infração, de iniciais O.S.P., não se encontrava no local.

Agora, a Semace permanece com as investigações para encontrar o infrator e seus dados e, consequentemente, lavrar o auto de infração para que ele responda pelo crime ambiental e receba sua multa. Nesse caso, o acusado poderá cumprir pena de detenção de seis meses a um ano, podendo ser aumentada de metade se o crime for praticado contra espécimes raras – o que é o caso. A multa será de R$ 201.000, sendo cinco mil reais por cada espécime em extinção (13) e R$ 500 por ave.

Os 285 animais foram apreendidos e, com auxílio na logística de transporte do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, localizado em Fortaleza. Entre as aves encontradas estavam as espécimes bigodeiro, papa capim, golinha, canário pirrita, azulão, abre fecha, casaca de couro, galo de campina, periquito de sertão e papacu, sendo essas duas últimas ameaçadas de extinção.

Disque Natureza

Qualquer denúncia de infração ambiental pode ser feita à Semace através do seu Disque Natureza, que funciona nos números 0800-275-2233 ou (85) 3101-5512. O serviço está disponível para a sociedade de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas. É importante que o denunciante informe o fato com o maior número de detalhes, para auxiliar ao máximo o trabalho da fiscalização.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov