Semace divulga quais as praias próprias para banho em Fortaleza

27 de agosto de 2010 - 16:11

O último boletim de balneabilidade das praias de Fortaleza, elaborado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), aponta que 23 dos 31 pontos monitorados estão próprios para banho. A análise da qualidade das águas é semanalmente divulgada pelo Núcleo de Análise e Monitoramento (Nuam) da autarquia.

O índice de balneabilidade é calculado de acordo com coletas realizadas nas últimas semanas. A Semace realiza a análise físico-química e bacteriológica em seu laboratório. Para que o local esteja apto para o contato direto da população, é necessário que nas últimas cinco medições o número máximo de coliformes termotolerantes seja de 1.000 para cada 100mL.

Vários fatores podem influenciar na balneabilidade, tais como: ligações clandestinas de esgotos, ocorrência de chuvas (que levam sujeira para o mar); condições de maré; presença de animais, disposição inadequada de resíduos sólidos e adensamento urbano próximo. O monitoramento da qualidade das praias é realizado pela Semace desde sua fundação em 1987. Atualmente, o monitoramento segue as determinações das Resoluções Nº 274 e Nº 357 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que define critérios para a classificação de águas destinadas à recreação de contato primário.

A população pode se informar sobre a qualidade da água das praias através do www.semace.ce.gov.br/servicos/praias, do Disque Natureza (0800-275-2233; de segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas) ou seguindo nosso twitter (@semace).

Pontos próprios para banho:
Caça e Pesca
Barraca Arpão Praia Bar
Barraca Itapariká
Barraca Hawaí
Praça 31 de Março
Barraca América do Sol
Barraca Crocobeach
Clube de Engenharia
Barraca Beleza
Início da Rua Ismael Pordeus
Farol
Iate
Mucuripe
Estátua de Iracema
Volta da Jurema
Edifício Arpoador
Diários (Ponta Mar Hotel)
Ideal Clube
Ed. Vista del Mare
Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica)
INACE (Indústria Naval do Ceará)
Marina’s Park Hotel
Início da Av. Philomeno Gomes

Pontos impróprios para banho:
Kartódromo
Início da Av. Pasteur
Colônias
Horta
Início da Rua Lagoa do Abaeté
Goiabeiras
Barraca Big Jeans
Barra do Ceará

Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação
3101-5554