Palestra sobre RPPN é realizada na Semace

27 de abril de 2009 - 13:32

27/04/2009 – SEMACE/ASCOM

Como parte da programação alusiva a Semana da Caatinga que começou no último dia 22 e termina amanhã, 28 de abril, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) promoveu nesta segunda-feira uma palestra cujo tema principal foi: “A contribuição e as oportunidades das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) para a conservação da Caatinga no Ceará”.

Na ocasião, o superintendente da instituição, Herbert de Vasconcelos Rocha, falou do esforço do Governo do Estado em proteger esse importante bioma natural. Herbert Rocha citou, por exemplo, a meta até o final de 2010 que é fazer com que o Ceará tenha mais um milhão de hectares de terras protegidas por lei através da criação de áreas de proteção ambiental.

Em seguida, o superintendente da Semace anunciou o palestrante do dia, Rodrigo Castro, fundador da Associação dos Proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural do Ceará, Piauí e Maranhão, também conhecida como Associação Asa Branca.

Entre os diversos pontos apresentados pelo palestrante, destaque para a importância dos serviços ambientais que são benefícios associados à existência e às funções dos ecossistemas e os incentivos oferecidos para se criar uma reserva particular.

Rodrigo Castro revelou ainda que as RPPNs tem sido de fundamental importância no processo de preservação de ecossistemas. Hoje, segundo ele, já existem 14 RPPNs instaladas no Ceará. Até o final de 2009 serão 24. Outras 08 estão em fase de criação. Em 2003, o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou um decreto instituindo o dia 28 de abril como o Dia Nacional da Caatinga.