Semace orienta população sobre balneabilidade durante abertura do Junho Ambiental 2026
2 de junho de 2026 - 14:14

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) participou da abertura do Junho Ambiental 2026, realizada no Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza, no último domingo (31). A campanha é promovida pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), e tem como tema “Por um Ceará mais verde e sustentável”.
O superintendente da Semace, João Gabriel Rocha, esteve presente na solenidade, que contou ainda com a participação da titular da Sema, Vilma Freire; da representante do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Neuza Barbosa; do secretário estadual da Proteção Animal, Marcel Girão; do diretor-presidente da Enel, José Nunes de Almeida Neto; do representante da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Edgar Gadelha; além de gestores, parceiros institucionais e frequentadores do parque.

A programação marcou o início de um mês dedicado à mobilização da sociedade em torno da preservação ambiental, da conservação da natureza e do incentivo a práticas sustentáveis. Ao longo de junho, estão previstas ações de educação ambiental em 161 municípios, na Capital, em 32 unidades de conservação, em escolas públicas estaduais, secretarias, organizações da sociedade civil, iniciativa privada e demais instituições parceiras.
Importância da balneabilidade das praias

Durante a abertura da campanha, a Semace participou com um stand voltado à educação ambiental e ao esclarecimento de dúvidas da população sobre o Programa de Monitoramento da Balneabilidade das Praias. A ação apresentou aos frequentadores do Parque do Cocó como é realizado o acompanhamento da qualidade da água das praias cearenses.
No espaço, a gerente de Análise e Monitoramento da Semace, Liliane Guedes, e o gestor ambiental Lincoln Davi conversaram com o público e repassaram informações sobre os critérios utilizados para classificar os trechos de praia como próprios ou impróprios para banho.
De acordo com Lincoln Davi, a aproximação com a população é fundamental para ampliar o acesso à informação ambiental. “Esse momento com a população foi ótimo porque deu oportunidade para os próprios banhistas tirarem suas dúvidas. Embora muitos já tenham conhecimento do boletim de balneabilidade, eles puderam esclarecer questões sobre quais pontos costumam permanecer próprios para banho durante a maior parte do ano e quais apresentam condições adequadas mesmo em períodos de chuva”, destacou.
O Programa de Monitoramento da Balneabilidade das Praias é realizado pela Semace e avalia a qualidade da água das praias do Estado, conforme as Resoluções nº 274/2000 e nº 357/2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). O trabalho é um instrumento de acompanhamento da qualidade das águas, com o objetivo de assegurar condições adequadas à recreação de contato primário.
A classificação é feita com base em critérios sanitários, utilizando como principal parâmetro a densidade de enterococos. A partir das análises, os trechos monitorados são classificados como próprios ou impróprios para banho.
Em Fortaleza, as coletas são realizadas semanalmente em 33 pontos, distribuídos em três setores: Leste, Centro e Oeste. Já nas praias dos litorais Leste e Oeste do Estado, o monitoramento ocorre mensalmente em 35 pontos, contemplando municípios de Aquiraz a Icapuí e de Caucaia a Barroquinha.
Parceria incentiva descarte correto de resíduos

A abertura do Junho Ambiental 2026 também foi marcada pela inauguração do primeiro Ecoponto em uma unidade de conservação estadual. Instalado no calçadão do Parque Estadual do Cocó, na Avenida Padre Antônio Tomás, o equipamento da Enel oferece desconto na conta de energia em troca da entrega de resíduos recicláveis, incentivando o descarte adequado e a participação da população em práticas sustentáveis.
Presente à solenidade, o superintendente da Semace, João Gabriel Rocha, destacou a importância da iniciativa e reforçou o papel da autarquia nas ações de educação ambiental e proteção dos recursos naturais.
“Quero parabenizar a Enel e a Secretaria do Meio Ambiente por essa parceria tão importante, que estimula as pessoas a fazerem o descarte adequado dos resíduos sólidos, contribuindo para a economia circular e fortalecendo a atuação dos catadores e catadoras no Ceará. Quem ganha com isso é a população, e o meio ambiente agradece”, afirmou.
João Gabriel também colocou a Semace à disposição para contribuir com novas ações voltadas à preservação ambiental. “Nós, da Semace, ficamos muito felizes com essa parceria. Estamos aqui para apoiar as políticas de educação ambiental, além de atuar no licenciamento, na fiscalização e na área florestal. Espero que as pessoas se sintam cada vez mais estimuladas a contribuir com a preservação do meio ambiente”, completou.

Após a solenidade, o público acompanhou a programação gratuita do projeto Vem pro Parque, que integrou as atividades do Junho Ambiental com práticas integrativas, recreação infantil, corridinhas, pintura facial e oficina de plantio de mudas nativas.