Semace participa de formação em polo de cerâmica no Rio Grande do Norte

5 de fevereiro de 2025 - 14:15

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) participou de uma formação sobre amostragem isocinética de chaminés, na cidade de Itajá, no Rio Grande do Norte. O curso aconteceu do dia 27 a 31 de janeiro, e foi realizado nessa região que é uma das maiores produtoras de cerâmica do estado potiguar.

Os gestores ambientais da Semace, Lincoln Davi e Doris Santos, participaram do curso. Segundo Lincoln, essa formação ajuda no trabalho realizado pelo órgão estadual e eleva o nível de conhecimento aplicado pelos profissionais. “O curso de amostragem de chaminé é muito importante para a gestão de emissões atmosféricas. As aulas teóricas e práticas envolveram desde a apresentação dos equipamentos, determinação dos poluentes até o processamento de dados. Um curso completo para ser usado no monitoramento e licenciamento ambiental.” concluiu.

O curso foi oferecido pelo Centro de Pesquisa Tecnológica do Rio Grande do Norte, e aconteceu nas instalações da Associação dos Ceramistas do Vale do Assu e Apodi (Acevale). Além da Semace, estiveram presentes representantes de outros órgãos como o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo de Itajá/RN (Semurb) e Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba (Sudema).