Semace participa de seminário regional da pesca e aquicultura, em Jaguaribara
24 de maio de 2024 - 09:07
Rivaldo Gadelha - Ascom Semace - Texto / Dicop - Foto
A Superintendência Estadual Meio Ambiente (Semace), por meio da Diretoria de Controle e Proteção Ambiental (Dicop), participou, nessa terça-feira (21), do VI Seminário Regional da Pesca e Aquicultura do Ceará, ocorrido em Jaguaribara. O evento foi organizado pela Secretaria da Pesca e Aquicultura do Ceará, teve como finalidade facilitar a disseminação de conhecimentos, troca de experiências e promover debates sobre a evolução da pesca artesanal.
Durante o seminário, a Semace discutiu a temática do licenciamento ambiental, abordada de forma abrangente pelo articulador da Dicop, Carlos Eduardo. Foram citados o licenciamento da Aquicultura (criação de seres que vivem em ambientes aquáticos), a Legislação de Simplificação e itens como observância de área de Preservação Permanente (APP), Reserva Legal, entre outros.
Outros assuntos discutidos incluíram a situação atual da piscicultura e as necessidades dos produtores locais, as linhas de crédito disponíveis para a pesca e aquicultura, e a realidade e perspectivas da carcinicultura cearense.
O encontro contou com a presença de representantes da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), da Secretaria Municipal de Aquicultura e Pesca de Jaguaribara, da Federação das Colônias dos Pescadores Artesanais e Aquicultores do estado do Ceará, além de produtores locais.