Semace participa de discussão sobre operação emergencial do Açude Sousa em Paracuru
24 de maio de 2024 - 11:35
Rivaldo Gadelha - Ascom Semace - Texto / CBH Curu - Imagens
Nesta quinta-feira (23), o Comitê da Bacia do Curu (CBHC) promoveu a 88ª Reunião Ordinária no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Paracuru. A reunião contou com a participação de Iole Santiago, servidora da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e membro da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo).
A agenda da reunião abordou a operação emergencial do Açude Sousa, onde o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Canindé solicitou ao comitê a captação de 40 litros por segundo para suprir as necessidades hídricas do município. O reservatório atualmente detém um volume de 1,8 milhão de metros cúbicos, representando 5,9% de sua capacidade total, conforme relato do Núcleo de Operação da regional da Cogerh da bacia do Curu. Após análise do comitê, o SAAE optou por retirar a proposta da pauta.
Além disso, representando a Associação Comunitária de Torrões e Limoeiro, Mayson José, foi escolhido pela plenária como novo secretário-adjunto até 2025.
A reunião também contou com a apresentação do doutorando Kelven Pinheiro, da Universidade Federal do Ceará (UFC), sobre sua pesquisa intitulada “Eficácia da Gestão de Unidades de Conservação para a proteção de Recursos Hídricos”, com foco na região do Curu.
Adicionalmente, Juliana Leonísia, geóloga do Consórcio Hydros-Regea-Irrigart (HRI), conduziu a apresentação da Campanha de Regularização de Usuários de Água. A iniciativa prevê a mobilização de equipes de cadastradores treinados para registrar os usuários de água da Bacia.
Por fim, foi discutida a existência de duas vagas abertas no segmento de Usuários de Água do Comitê, que já conta com uma lista de espera com base no último congresso de renovação realizado.