Semace contribui na elaboração do Plano de Contingência de Derrame de Óleo na zona costeira

31 de janeiro de 2024 - 10:18

Rivaldo Gadelha - Ascom Semace - Texto / - Ascom Sema - Imagens

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) participou de uma reunião com o Grupo de Trabalho responsável pela elaboração, monitoramento e implementação do Plano de Contingência para Derrame de Óleo e Substâncias Perigosas na Zona Costeira do Ceará. O encontro ocorreu na última quinta-feira (25/01), na sede do Ibama no Ceará, e teve como objetivo apresentar os objetivos, as estratégias de ação de prevenção, monitoramento e as competências dos órgãos vinculados ao plano em questão.

De acordo com a Gerente de Análise e Monitoramento da Semace, Liliane Guedes, a reunião se mostrou bastante promissora para o debate sobre o assunto. “O plano de contingência é de extrema importância para avaliação e deliberação, construção de políticas, elaboração de novas diretrizes, além de promover a participação e o desenvolvimento de estratégias em conjunto com a experiência de cada órgão presente”, afirmou.

O encontro contou com a presença de diversas autoridades e técnicos, incluindo as técnicas da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Aline Oliveira e Wersângela Duaví; os pesquisadores do Projeto Planejamento Espacial Ambiental do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente, Davis Pereira, André Oliveira, Márcia Freire, Daysiane Brandão e Jailson Lima; o Superintendente Substituto do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Victor Quaresma e o analista ambiental, Rafael Moraes; o Chefe do Departamento de Segurança do Tráfego Aquaviário da Capitania dos Portos, Fernando Amorim e o auxiliar do Departamento de Segurança do Tráfego Aquaviário da Capitania dos Portos, Monteiro Lima. Também esteve presente o Coordenador de Proteção e da Defesa Civil do Ceará, Haroldo Gondim.