Semace e Inea trocam experiências sobre qualidade e monitoramento do ar

7 de março de 2024 - 16:31

Rivaldo Gadelha - Ascom Semace - Texto

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) participou, nesta quinta-feira (07), de uma reunião virtual com o Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea) para conhecer mais sobre o Programa Procon Fumaça Preta desenvolvido pelo Inea. A gerente de Análise e Monitoramento (Geamo),Liliane Guedes, representou a Semace na respectiva reunião, juntamente com Rafael Campos e Fellipe Pinto, ambos do Inea.

No Rio de Janeiro, o Inea é responsável pela gestão da qualidade do ar, monitorando a presença de poluentes na atmosfera e implementando três programas de controle da poluição do ar: Programa de Monitoramento de Emissões em Fontes Fixas para a Atmosfera, Programa de Inspeção e Manutenção Veicular – I/M, e Procon Fumaça Preta. Os dados coletados por esses programas auxiliam na identificação de problemas ambientais, formulação de políticas e metas, impulsionando o desenvolvimento sustentável e aprimorando a qualidade de vida da população.

“Foi uma reunião muito produtiva para discutir um tema cada vez mais essencial para a vida humana, que é a qualidade e monitoramento do ar. Tivemos a oportunidade de aprender mais sobre as ações e estratégias utilizadas, e eles também conheceram mais sobre nós, proporcionando uma troca de experiências para melhorarmos ainda mais”, afirmou Liliane.

Aqui no Ceará, a Semace coordena e executa o Programa Fumaça Preta, que visa controlar a emissão de fumaça por veículos a diesel no estado, realizando operações nas principais vias de tráfego. A fumaça preta indica uma combustão incompleta do diesel, causada pela falta de oxigênio. A equipe do programa, formada por técnicos da Semace, inspeciona transportes alternativos, caminhões, ônibus intermunicipais e veículos particulares movidos a diesel, em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza (AMC), Companhia de Policiamento Rodoviário do Estado do Ceará (CPRV), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Estadual de Trânsito (Detran).