Semace participa da segunda reunião para elaboração do Plano de Contingência para Derrame de Óleo na Zona Costeira

1 de março de 2024 - 17:12

Pedro Breno - Texto

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) participou de mais uma reunião com o Grupo de Trabalho responsável pela elaboração e implementação do Plano de Contingência para Derrame de Óleo e Substâncias Perigosas na Zona Costeira do Ceará. O encontro ocorreu na manhã de hoje, 01, no Departamento de Química Analítica e Físico-Química da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Na reunião a Semace foi representada pela Gerente de Análise e Monitoramento, Liliane Guedes. Segundo ela, o plano está sendo bem discutido e será importante para a resolução eficiente de futuros casos de emergência envolvendo o derrame de óleo. “Estamos avançando na elaboração do Plano de Contingência. No primeiro encontro discutimos o fluxograma de procedimentos na identificação preliminar do óleo. Nesse segundo momento discutimos o planejamento, a execução das ações, a destinação adequada dos resíduos e a desmobilização do Plano”, afirmou.

O Grupo de Trabalho é composto também pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), UFC, Marinha do Brasil, Defesa Civil e o programa Cientista-Chefe. Um novo encontro está agendado para o final deste mês de março.