No aniversário do Crediamigo e do Agroamigo, com presidente Lula e governador Elmano de Freitas, BNB anuncia R$ 8,5 bi para agricultura familiar

1 de setembro de 2023 - 16:56

Ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Elmano de Freitas prestigiou, na manhã desta sexta-feira (1°), a celebração dos 25 anos do Programa de Microcrédito Produtivo Urbano (Crediamigo) e dos 18 anos de criação do Programa de Microcrédito Produtivo Rural (Agroamigo). A solenidade foi realizada na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza, com as presenças do presidente do BNB, Paulo Câmara; dos ministros Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional; e Camilo Santana, da Educação; além de outras autoridades. A secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará, Vilma Freire, prestigiou o evento.

Ao parabenizar os programas Crediamigo e Agroamigo, o presidente Lula defendeu o fortalecimento de iniciativas que realizem sonhos e assegurem dignidade e respeito a quem mais precisa. “Dinheiro na mão de muita gente vai gerar mais emprego, mais comércio, mais fábricas. A economia vai crescer e, crescendo, deve ser distribuída. É benefício para o País acreditar no povo trabalhador. O povo pobre tem uma coisa que a gente não encontra em shopping e em universidade. Povo pobre e trabalhador tem muito caráter, porque a única coisa que ele tem é o seu próprio nome. Hoje, no Brasil, temos milhares de homens e mulheres que querem ser empreendedores. E o Estado pode dar o primeiro voto de confiança dessas pessoas. O Banco do Nordeste é muito importante para este país”, pontuou.

Na oportunidade, o BNB anunciou a aplicação de R$ 8,5 bilhões para agricultura familiar no âmbito do Plano Safra 2023-2024. Ao todo, o Plano Safra, programa do Governo Federal, conta com R$ 71,6 bilhões em crédito rural.

Lançado em 1998, o Crediamigo se consolidou como o maior programa de microcrédito do Brasil, oferecendo crédito produtivo e orientado para criação e fortalecimento de pequenos negócios. O programa atende, atualmente, cerca de dois milhões de pessoas em quase dois mil municípios na área de atuação do BNB. A carteira ativa tem mais de R$ 6 bilhões, com mais de um milhão de clientes ativos. No Ceará, de 1997 a 2023, foram realizadas 18,78 milhões de operações, com R$ 34,25 bilhões aplicados.

O Agroamigo, lançado em 2008, atende 1,3 milhão de produtores rurais com microcrédito. A carteira ativa do programa é de R$ 6,6 bilhões. Hoje, o programa contrata, por dia, 2.300 operações, ajudando na geração de renda, ocupação e realização de sonhos. Por meio do programa Agroamigo, de 2005 a 2023, foram realizadas 959,63 mil operações, com R$ 3,72 bilhões aplicados em todo o Ceará.