Semace promove audiência pública para apresentar estudos da Planta Fortescue de Hidrogênio Verde 

2 de agosto de 2023 - 18:07

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) organizou, nesta quarta-feira (02), uma audiência pública no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), no Pecém, para apresentar os estudos ambientais da Planta Fortescue de Hidrogênio Verde. A diretora de Licenciamento e Proteção Ambiental da Semace, Emanuelle Leitão, presidiu a mesa de abertura da audiência, que também contou com a presença do presidente do CIPP, Hugo Figueirêdo, do secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Sema, Gustavo Vicentino, do 1ª vice-presidente da FIEC, Carlos Prado, do diretor geral da Fortescue no Brasil, Luís Viga, e representando os povos originários, Jorge Tabajara, entre outras autoridades e moradores da região.  

“O processo de licenciamento ambiental envolve diversas etapas, sendo a audiência pública uma das mais importantes. Além disso, a equipe técnica da Semace está empenhada em avaliar o EIA/RIMA. Após a conclusão da análise técnica, o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) fará a avaliação e aprovação do projeto, para então, conceder a licença prévia”, ressaltou Emanuelle Leitão. 

O empreendimento é de interesse da empresa australiana Fortescue Future Industries, subsidiária da Fortescue Metals Group, que foi a primeira empresa a celebrar Memorando de Entendimento com o governo do Ceará para a construção de uma indústria de produção do H2V no futuro Hub do Hidrogênio Verde do Pecém. 

Segundo o diretor geral da Fortescue aqui no país, Luís Viga, o Brasil, especialmente a região Nordeste, tem um enorme potencial em energia renovável, além de uma infraestrutura portuária atraente e uma localização estratégica para a expansão dessa indústria. O projeto em andamento será abastecido por Contratos de Compra de Energia Renovável (PPAs), que serão utilizados para produzir hidrogênio e outros produtos verdes. 

O projeto será implantado em três fases em uma área de 100 hectares e com expectativa de empregar mais de 5 mil pessoas na construção do empreendimento. O investimento será na ordem de R$ 20 bilhões e produzirá 837 toneladas de hidrogênio verde/dia 

A luta pela obtenção de fontes de energia renováveis e limpas é fundamental em todo o mundo para combater as mudanças climáticas e reduzir a dependência de combustíveis fósseis. O secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna da Sema, Gustavo Vicentino, ressalta a importância de fazer parte deste momento significativo. “Estamos ansiosos para ver os resultados deste estudo e as suas implicações, e totalmente comprometidos com a expectativa global de avançar na transição energética”. 

A audiência pública é parte essencial do rito de licenciamento ambiental de um empreendimento sujeito à elaboração de Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatório (EIA/Rima). Durante o evento, a população tem a oportunidade de ter acesso à informações sobre o EIA/Rima do empreendimento, bem como sanar quaisquer dúvidas existentes relativos ao empreendimento.