Semace participa de seminário de combate aos impactos do uso de agrotóxicos

13 de maio de 2024 - 14:45

Pedro Breno - Texto e Fotos

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) participou do seminário realizado pelo Fórum Cearense de Combate aos impactos do uso de agrotóxicos, o evento contou com a participação do Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (ADAGRI), e foi realizado na quarta-feira, (08), em Tianguá e quinta-feira, (09), em São Benedito.

Com o tema “Legislação e responsabilidades na prescrição, comercialização
e uso de agrotóxicos”, durante o seminário foram apresentadas palestras e houve roda de conversa, onde as autoridades ouviram as demandas da população e entidades locais.

O engenheiro agrônomo da Diretoria Florestal da Semace, Flávio Rêgo, esteve representando o órgão estadual. Em sua palestra, Flávio destacou a atuação da superintendência na regularização e fiscalização do uso de agrotóxicos. Após o seminário ele falou da importância dessas informações chegarem aos produtores, “Uma das questões principais e relevante, foi a assistência técnica ao pequeno agricultor, porque a partir daí, da educação e conscientização do agricultor que utiliza os agrotóxicos, o processo flui de uma forma correta para proteção de todos”, completou.

O evento teve o apoio do Consórcio Público de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região da Ibiapaba (CPMRS), do Instituto Nacional De Processamento De Embalagens Vazias (InPEV) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Ceará (CREA-CE). A expectativa é que mais seminários do fórum aconteçam em outras regiões do Ceará, abrangendo um maior número de pessoas que trabalham direta ou indiretamente com agrotóxicos.