Semace recebe grupo de alunos do curso de Engenharia Ambiental do IFCE, campus Quixadá

20 de junho de 2023 - 16:45

Um grupo de alunos do curso de Engenharia Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Quixadá, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido em prol da preservação do meio ambiente realizado pela Semace. O momento iniciou no auditório da Semace, nesta terça-feira (20), contou com a presença dos gerentes das diferentes áreas, desde licenciamento, fiscalização e monitoramento.

Quem foi responsável em dar as boas-vindas foi a diretora de fiscalização (DIFIS), Carolina Braga, que explicou como se dá o trabalho de fiscalização. “Desenvolvemos ações de fiscalização preventivas e repressivas, nos meios urbanos e rural, garantindo o cumprimento da legislação ambiental e evitando a degradação”. Dando continuidade, a diretora de fiscalização reforçou o trabalho em equipe junto a outros órgãos. “ Atendemos denúncias da sociedade, além de demandas dos Ministérios Públicos Estadual e Federal, bem como de outras instituições públicas e privadas. Ações que visam defender os interesses do Estado na manutenção e integridade dos bens de uso comum”, concluiu Carolina Braga.

Após o esclarecimento de dúvidas dos estudantes, quem deu continuidade ao momento, foi a Coordenadora do Projeto Cadastro Ambiental Rural (CAR), Aline Cysne. “Temos a missão de gerenciar o cadastramento dos imóveis rurais no estado do Ceará. Cadastro Ambiental Rural (CAR) é o registro eletrônico nacional e obrigatório para todos os imóveis rurais, e tem como finalidade integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, a fim de compor a base de dados para controle, monitoramento e planejamento ambiental e econômico. A SEMACE é beneficiária de colaboração financeira não reembolsável do Fundo Amazônia destinada a apoiar a implementação do CAR no Ceará para proprietários/possuidores que detenham até 04 módulos fiscais, concluiu Aline Cysne.

Em seguida, o gestor da Gerência de Cadastro e Extensão Florestal (GECEF), George Romeiro, abordou as atividades desenvolvidas pela GECEF. “Claramente, realizamos o gerenciamento, planejamento e orientação da gestão florestal no Estado. Um ponto que muitos não conhecem é que realizamos o cadastramento/renovação de produtos agrotóxicos, pontuou George Romeiro.

Quem também participou foi Técnica de Licenciamento da Gerência de Controle Ambiental (GECON), Najara Lima, que explicou como funciona o licenciamento ambiental no âmbito estadual.“O licenciamento ambiental é um instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente e a Semace tem essa competência enquanto órgão executor do SISNAMA, destacou Najara Lima.

Por fim, a gerente de Análise e Monitoramento, Liliane Lira, abordou o trabalho realizado pela Semace no monitoramento e controle dos níveis de poluição dos recursos naturais. “Identificamos as áreas mais críticas, detectamos a poluição gerada por categorias específicas de fontes e fornecemos dados para o suporte das ações de controle, destacou Liliane Lira.

A estudante do IFCE, Jaqueline Queiroz, disse que ficou impressionada com as inúmeras atribuições e trabalhos desenvolvidos pela Semace. “A visita foi muito esclarecedora e fiquei bastante impressionada. Não sabia que a Semace era responsável por tanta coisa. Esse momento está sendo enriquecedor, pois estamos nos formando em técnicos em meio ambiente, muitas dúvidas foram respondidas. Só tenho que agradecer a Semace, concluiu a estudante