Servidores da Semace apresentam trabalhos sobre licenciamento ambiental e manejo de resíduos sólidos no 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental

24 de maio de 2023 - 19:00

Os servidores Ulisses Costa de Oliveira e Edilson Holanda Costa Filho, estiveram presentes no 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA), realizado em Belo Horizonte, MG, entre os dias 21 e 24 de maio de 2023.

Ulisses Costa de Oliveira, Fiscal Ambiental e Assessor Especial da Superintendência, compartilhou suas experiências em dois trabalhos importantes. No primeiro, intitulado “Experiência do Estado do Ceará na Regulamentação do Licenciamento Ambiental para Empreendimentos Produtores de Hidrogênio Verde”, o servidor destacou os desafios e as soluções encontradas para licenciar tais empreendimentos, cujas regras de licenciamento foram criadas no âmbito da Resolução Coema 03/2022. O servidor também participou do trabalho intitulado “Saneamento Rural: O Licenciamento Ambiental como Instrumento de Gestão Ambiental”, em parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), que discutiu o licenciamento ambiental do saneamento rural, estabelecido por meio da Resolução Coema nº 12/2022.

O servidor Edilson Holanda Costa Filho, Gestor Ambiental e Assessor de Desenvolvimento Institucional e Projetos da Semace, apresentou um estudo de caso detalhado sobre “Manejo de Resíduos Sólidos dos Serviços de Saúde: Estudo de Caso de um Hospital Privado de Fortaleza/CE”. O trabalho apontou soluções eficazes para a gestão dos resíduos gerados no âmbito hospitalar.

O 32º CBESA é um importante evento da engenharia sanitária e ambiental do país, e a participação da Semace demonstrou a relevância do trabalho realizado pelos servidores em questões de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável no Ceará.

O evento ocorreu de forma presencial e paralelamente à Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental (FITABES), reunindo os principais fornecedores de tecnologia, materiais e equipamentos do setor. Com temas abrangendo desafios, políticas públicas, soluções e tecnologias do saneamento ambiental, recursos hídricos e saúde pública, o congresso traz uma abordagem integrada e holística do avanço do saneamento, incluindo dimensões sociais, culturais, econômicas e políticas, atraindo entre 3.000 e 4.000 participantes.