Semace e Ibama realizam o transporte de 49 filhotes de papagaios-verdadeiros e a soltura de 20 animais silvestres no Piauí

9 de maio de 2023 - 08:51

Na última quarta-feira (03), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), realizou a soltura de 20 animais silvestres reabilitados, em área de soltura no Estado do Piauí. A ação faz parte do Acordo de Cooperação Técnica n° 21/2022, celebrado entre as duas instituições.

Foram devolvidos à natureza 2 tucanos-toco (Ramphastos toco), 1 jacaré-tinga (Caiman crocodilus), 1 capivara (Hydrochoerus hydrochaeris), 1 xexéu (Cacicus cela), 11 jabutis-piranga (Chelonoidis carbonaria) e 4 jabutis-tinga (Chelonoidis denticulata). Na ocasião da ação a Semace realizou o transporte e a soltura dos animais. O Ibama participou prestando apoio técnico e logístico. Os espécimes foram procedentes de entregas voluntárias e de ações de apreensão e resgate, realizadas pelo Batalhão de Polícia do Meio Ambiente – BPMA e pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente – DPMA. Os animais estavam sob os cuidados do Ibama, no Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS, do órgão.

Ainda na mesma ação a Semace realizou o transporte de 49 (quarenta e nove) filhotes de papagaios-verdadeiros (Amazona aestiva) para o Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS / IBAMA – PI, localizado em Teresina. Os filhotes de papagaios foram apreendidos, no mês de abril, em ação de combate ao tráfico de animais silvestres, deflagrada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), com coordenação da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). Desde o momento da apreensão até o transporte para Teresina, as aves ficaram sob a tutela do Instituto Pró-Silvestres – IPS, que, em parceria com a Universidade de Fortaleza – Unifor, prestaram todos os cuidados devidos aos animais. Tão logo as aves estejam aptas a retornar ao ambiente natural serão encaminhadas para área de soltura no Piauí.