Semace promove audiência pública para discutir implantação de usina solar em Pentecoste

22 de junho de 2022 - 17:10

Nesta quinta-feira (23), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realiza audiência pública com intuito de apresentar o projeto para implantação de uma usina solar em Pentecoste, assim como os estudos ambientais para fins de apreciação da comunidade, setor público e demais interessados. O evento acontece direto da Escola José Gomes da Silva, Casa de Pedra, distrito de Porfírio Sampaio da região, a partir das 15h, com transmissão via Youtube da Semace.

O empreendimento é de interesse da empresa Girasol Geração de Energia Elétrica Ltda e será composto por 13 usinas fotovoltaicas (UFVs). Deverá ser instalado em uma área total de 1.168,23 hectares, sendo a área do empreendimento fotovoltaico de 680,66 hectares.

O investimento está projetado para uma potência total de 336 MW, a partir da operação de 887.880,00 módulos fotovoltaicos. A energia elétrica produzida no Complexo será escoada através de uma linha de transmissão de 230 kV que conectará o Parque à Subestação Cauipe III, localizada no município de Caucaia – CE.

A audiência pública é parte essencial do rito de licenciamento ambiental de um empreendimento sujeito à elaboração de Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatório (EIA/Rima). Durante o evento, a população tem a oportunidade de ter acesso à informações sobre o EIA/Rima do empreendimento, bem como sanar quaisquer dúvidas existentes relativos ao empreendimento.

Ana Luzia Brito
Ascom Semace

Foto de destaque: Carlos Gibaja