Licenciamento ambiental: complexo fotovoltaico em Aquiraz é discutido em audiência pública promovida pela Semace

18 de novembro de 2021 - 11:34

Características, metodologia, dentre outras informações sobre o Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatório (EIA/Rima) do projeto para implantação do Complexo Solar Fotovoltaico Morada do Sol em Aquiraz foram explanadas para a população local em audiência pública realizada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), nessa quarta-feira (17).

“A audiência pública é parte essencial do rito de licenciamento ambiental de um empreendimento sujeito à elaboração de EIA/RIMA. Na ocasião, os cidadãos presentes no evento tiveram a oportunidade de ter acesso às informações e outros esclarecimentos. Como próximo passo, após atender adequações exigidas pela autarquia, o projeto irá para apreciação do Conselho Estadual de Meio Ambiente”, informa o gestor ambiental da Semace, Lincoln Davi Mendes.

Localizado na zona rural de Aquiraz, o empreendimento tem como principal finalidade a ampliação da oferta de geração de energia elétrica limpa e renovável, com um acréscimo de 277,35 MWp de potência nominal, utilizando como fonte a radiação solar, por meio de conversão energética por painéis fotovoltaicos. O CSF terá ao todo, seis usinas fotovoltaicas (UFV Morada do Sol I a VI) e tem área total arrendada para o complexo de 734,56 hectares em um imóvel denominado Fazenda Ateiras.

O projeto também apresentará a instalação de 71 inversores, os quais farão parte do sistema fotovoltaico implantado. O equipamento em questão será adquirido do fabricante Huawei, modelo SUN2000-215KTL-H3, com tensão nominal ac de 800V, com potência nominal de 200 kW.

O empreendimento é de interesse da Omega Energia. O CSF surge como um impulsionador para o atendimento à demanda de energética do Brasil, contribuindo para o desenvolvimento econômico local, regional e nacional, não se eximindo do seu compromisso com o meio ambiente, bem como suas responsabilidades

A audiência pública aconteceu direto do Centro Cultural Tapera das Artes, no Centro de Aquiraz, e também com transmissão ao vivo pelo Youtube da Superintendência.

 

Ana Luzia Brito
Ascom Semace