Coema aprova complexo de usinas de energia limpa para Trairi

12 de setembro de 2019 - 17:36 # # #

Alberto Perdigão
Assessor de Comunicação da Semace
(85) 3101-5554

Representante da empresa interessada fala durante reunião do Coema e é observado pela mesaO Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) aprovou, nesta quinta-feira (12), o parecer técnico da Superintendência Estadual do Meio (Semace), relativo ao Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do Complexo Eólico-Solar Serrote. O complexo é composto por dois conjuntos de usinas eólicas e um de usinas solares, totalizando onze plantas de produção de energia elétrica.

O empreendimento considerado de baixo potencial poluidor-degradador está previsto para ser instalado nas localidades de Canaã, Serrote, Chão Duro e Matões, no município de Trairi. Ficará afastado de rios, praias e dunas, e distante 300 metros da residência mais próxima.

A aprovação do parecer no Coema é condição para a Semace emitir a licença ambiental requerida pela empresa interessada, a Central Eolica Serrote LTDA. A energia eólica a ser produzida já está vendida, por leilão, à Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Início da operação

O início da operação das oito usinas eólicas do complexo está previsto para ocorrer entre julho de 2020 e maio de 2021. A operação de outras três usinas fotovoltaicas do empreendimento depende da realização de novos leilões de compra de energia elétrica.

“É um projeto que está trazendo investimentos de cerca de R$ 1 bilhão para o Ceará, 600 empregos diretos na construção e outros 20 a 30 empregos diretos na operação”, afirmou o diretor de Implantação da empresa, Luis Santos.

Foi o primeiro projeto aprovado pelo Coema, depois da nova resolução do licenciamento ambiental. A regra facilita o licenciamento de empreendimentos com menor potencial poluidor-degradador, mas mantém a exigência de EIA/RIMA para empreendimento de “porte excepcional”.

O Complexo em números

O Complexo Eólico-Solar Serrote será constituído por oito usinas eólicas com 49 aerogeradores , potência nominal de 4,2 MW cada, potência total de 205,8 MW, previstas para uma área total de 1.729,25 hectares.

As três usinas solares fotovoltaicas do complexo serão compostas por 324.000 módulos fotovoltaicos, potência nominal total de 101,4 MW, potência de pico de 115,0 MWp, previstas para uma área total de 269,92 hectares.

Nova redação

A proposta de alteração à redação da Resolução Coema nº 01/2016, que disciplina o licenciamento ambiental de empreendimentos de impacto local por parte dos municípios também foi aprovada. O novo texto foi apresentado pela Semace.

A sessão também definiu a formação de um Grupo de Trabalho permanente para realizar o “monitoramento e análise dos efeitos da Resolução, conforme está estabelecido no artigo 39 da norma.

O GT é formado pela Semace, que exercerá a coordenação, e outras seis instituições: Sinduscon, OAB, Cagece, SRH, CRBio e Germinare. A medida entra em vigor, com a publicação no Diário Oficial do Estado.