Coema analisará impacto de quatro usinas para Trairi

10 de setembro de 2019 - 10:40 # #

Alberto Perdigão
Assessor de Comunicação da Semace
(85) 3101-5554

Fachada do auditório da SemaceO Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) analisará, nesta quinta-feira (12), o parecer técnico da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), relativo ao Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do Complexo Eólico-Solar Serrote. O complexo é composto por dois conjuntos de usinas eólicas e um de usinas solares, totalizando onze plantas de produção de energia elétrica.
 
O empreendimento considerado de baixo potencial poluidor-degradador está previsto para ser instalado nas localidades de Canaã, Serrote, Chão Duro e Matões, no município de Trairi. A aprovação do parecer no Coema é condição para a Semace emitir a licença ambiental requerida pela empresa interessada, a Central Eolica Serrote LTDA.
 
O projeto e o parecer serão apresentados aos conselheiros, a partir das 14 horas, no auditório da Semace (Rua Jaime Benévolo, 1400 – Fátima). A sessão do Coema é aberta ao público.

O que diz o parecer

De acordo com o parecer da Semace, o “projeto proposto para o Complexo Eólico-Solar Serrote apresenta-se bem concebido em termos técnicos, econômicos e ambientais, sendo viável sua implantação e operação na área pretendida”. Mas cinco condicionantes foram impostas pela autarquia para o empreendedor, entre elas requerer a autorização para intervenção e supressão de vegetação em APP; adotar as medidas mitigadoras para cada ação do empreendimento; e implementar os Planos de Controle e Monitoramento Ambiental proposto para a área.