Coema analisará projeto de usina termoelétrica de grande porte

5 de junho de 2019 - 13:22 # # # #

Alberto Perdigão
Assessor de Comunicação da Semace
(85) 3101-5554

Páginas dos pareceres da SemaceO Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) analisará o estudo de impacto ambiental e o relatório de impacto ambiental (EIA/RIMA) do projeto da Usina Termoelétrica Portocem, em reunião que será realizada, nesta quinta-feira (6), no auditório da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). A usina da Portocem Geração de Energia Ltda. O empreendimento de grande porte está projetado para ser construído no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), em Caucaia, nos limites da Zona de Processamento de Exportação (ZPE).
 
De acordo com o projeto, região foi escolhida por oferecer infraestrutura para a captação da energia elétrica a ser produzida por parte do Sistema Elétrico da Eletrobras. A nova termoelétrica será composta por três módulos que, juntos, têm potência instalada de 2.186,6 MW e consumo diário previsto de 8,4 milhões de metros cúbicos de gás natural. Segundo o parecer técnico do aspecto socioeconômico apresentado no EIA/RIMA do projeto, as comunidades indígenas de denominações Tapeba e Anacés estão fora da área do empreendimento.

Suinocultura

Também estará em pauta a votação da uma nova resolução que dispoões sobre os procedimentos e critérios para o reúso de água na suinocultura para fins agrícolas e florestais. A proposta chegou a ser analisada na sessão de maio, mas o Conselho pediu vistas para que os proponentes ajustassem alguns conceitos relacionados ao reúso de água constantes da redação da minuta. A reunião do Coema começa às 14 horas e é aberta ao público. A Semace está localizada na rua Jaime Benévolo, 1400 (Fátima).