Cariri recebe blitze de combate à fumaça negra e 12 são multados

25 de novembro de 2013 - 15:19

25/11/2013

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), promoveu blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra na região do Cariri, no sul do Ceará. As ações ocorreram no período de 19 a 21 de novembro, nos municípios de Barbalha, Juazeiro do Norte e Crato, respectivamente. Ao todo, 417 carros foram vistoriados, resultando na autuação de 12 por estarem emitindo fumaça acima do permitido.

O programa tem o objetivo de minimizar a poluição atmosférica gerada pela emissão de material particulado oriundo dos escapamentos dos automóveis movidos a diesel. Além disso, a Semace procura conscientizar os motoristas que a manutenção de seus veículos é fundamental para que este fique adequado às normas estabelecidas e, consequentemente, não polua o meio ambiente.

Vistoria

Para realizar a vistoria no carro e saber a intensidade de fumaça emitida pelo escapamento, a equipe da autarquia usa a escala de Ringelmann Reduzido, composta por cinco cores, que variam do cinza claro ao preto total. Na ocasião, o técnico da Semace faz compara a cor do material particulado expelido pelo escapamento com um presente na cartela. Os casos que apresentam uma fumaça com a cor mais branda estão dentro dos padrões estabelecidos, que é 20 ou 40% de densidade colorimétrica. Mas, se a cor for mais escura, o veículo é multado, pois está entre os percentuais de 60, 80 e 100%, proibidos pela legislação.

A multa pode variar entre R$ 1.328 e R$ 5.315. As blitze são realizadas semanalmente em vias de intenso fluxo de veículos movidos a diesel. A ações ocorrem tanto em Fortaleza, como na sua Região Metropolitana e demais municípios do interior do Estado.

Apoio

Durante os três dias de fiscalização no Cariri a Semace contou com o auxílio da Batalhão de Policiamento Militar Ambiental (BPMA) e dos departamentos municipais de trânsito das cidades envolvidas.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov