Superintendente da Semace participa da primeira mesa de debates do Erea Ceará 2011

17 de janeiro de 2011 - 16:31

A titular da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Lúcia Teixeira, participa hoje (17) de painel intitulado “Contextualização e gestão”, durante o III Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura – Erea Ceará 2011, que está sendo realizado no distrito de Pecém, em São Gonçalo do Amarante. Lúcia, que também é  Coordenadora do Grupo de Monitoramento de Ações Interinstitucionais e Setoriais do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Gmais-CIPP), apresentará um histórico sobre o complexo, apontando os desdobramentos da gestão do porto desde 1995 até hoje.

Fará parte do mesmo painel o jornalista Luis Nassif, introdutor do jornalismo eletrônico no Brasil, cronista e comentarista de economia da TV Cultura. Ele abordará o modelo de gestão para o CIPP proposto no Plano Básico de Ação do Complexo, apresentado pelo Gmais e aprovado pelo Governador do Estado em maio do ano passado, debatendo modelos de gestão com o mesmo perfil. O momento também contará com a participação de José Sales, vice presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – departamento Ceará e professor de arquitetura da Universidade Federal do Ceará (UFC). Na ocasião, ele trará experiências dos modelos de gestão de dois complexos industriais já implantados, o de Camaçari (BA) e Cubatão (SP).

O EREA, o CIPP e o CAUÍPE
O EREA Ceará 2011 tem como tema “Do risco ao risco”. A programação teve início ontem com a abertura realizada pela superintendente da Semace, Lúcia Teixeira. A proposta do encontro se baseia em estudar dois riscos: o da idealização do projeto arquitetônico e o do espaço construído. O principal mote do evento é a construção do “CAUÍPE – Centro de Informação e Convivência do CIPP”, que terá parte de sua arquitetura proposta pela comissão organizadora do EREA.

O Centro foi inicialmente pensado pelo professor André Haguette dentro do Plano Básico de Ação do CIPP, documento que organiza ações envolvendo diversas secretarias do Governo do Estado para a área do Complexo. Está inserido na Área de Proteção Ambiental do Lagamar do Cauípe e comportará o escritório desta, a coordenação do primeiro Mosaico de Unidades de Conservação do Ceará, dentre outros espaços de convivência para a população.

Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação – Semace
3101-5554