Semace divulga balanço de 2010 de atividades de educação ambiental no Estado

4 de janeiro de 2011 - 15:47

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), divulga o balanço das atividades de educação ambiental desenvolvidas no Ceará, em 2010. Ao longo do ano, a autarquia, através da Codam, realizou diversas atividades programáticas, almejando fomentar a consciência crítica acerca dos problemas ambientais no Estado. Durante as ações, técnicos da Codam realizaram palestras educativas, blitze ecológicas, plantios simbólicos de mudas, seminários e fóruns, além de participarem de feiras e festivais de modo a orientar os participantes quanto ao descarte, armazenamento e destino final dos resíduos sólidos gerados nos eventos.

A educação ambiental, na perspectiva do Programa de Educação Ambiental do Ceará – Peace, está concebida como um processo contínuo de educação visando a construção de uma consciência crítica sobre o processo das relações históricas entre a sociedade e a natureza. O programa tem como intuito prover o conhecimento, valores, hábitos e atitudes concernentes à preservação do meio ambiente.

Dentre as atividades empreendidas pela autarquia podemos destacar o Curso de Capacitação para Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental, que busca sensibilizar e capacitar agentes multiplicadores quanto a proteção ambiental, tornando-os capazes de disseminar os conteúdos e objetivos da educação ambiental dentro de suas áreas de atuação. Nestes doze meses, 24 municípios foram contemplados, beneficiando um público direto de 1.125 pessoas.

Outro trabalho de grande relevância promovido pela Semace foi a realização de sete ações do Projeto Praia Limpa, cujo objetivo é contribuir para o fortalecimento de uma consciência ecológica nos diversos segmentos sociais que trabalham ou frequentam as praias, atingindo um total de 2.190 populares. Podemos destacar, também, a atividade de coleta seletiva de papel em 63 órgãos da administração pública estadual, visando combater o desperdício de papel, bem como, reduzir o volume de lixo gerado nelas. Ao todo, 21.964 kg de lixo foram recolhidos.

Ao longo do ano de 2010, a superintendência também promoveu diversas ações alusivas a datas comemorativas de cunho ambiental. Foram elas: Festa Anual das Árvores (março), Dia da Caatinga (abril), Semana Nacional do Meio Ambiente (junho) e Dia Nacional de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas (novembro). Em todas as datas foram realizadas extensas programações envolvendo diversos municípios e instituições através de parcerias, de modo que um significativo contingente de pessoas fossem sensibilizadas.

As temáticas sobre legislação e licenciamento ambiental, noções básicas sobre gestão ambiental, também foram diferenciais na programação da Codam no ano passado. Pensando nisso, a Semace ministrou 17 cursos em municípios do interior do Estado, atingindo mais de 600 pessoas diretamente.

Além das atividades já citadas, a Sala Verde Jorge Neves recebeu público de pesquisadores, universitários, estudantes dos níveis infantil, fundamental e médio, professores, técnicos e a comunidade em geral. A Sala tem como intuito promover a pesquisa em livros, documentos, acesso a internet, apresentações de vídeos, aulas de campo, entre outras atividades que envolvam os estudos ambientais necessários à formação estudantil e profissional. As ações aconteceram na sede da Semace, bem como em unidades de conservação gerenciadas pela autarquia.

A Escola de Ensino Fundamental e Médio Cristo Redentor, Escola de Ensino Fundamental e Médio Dona Hilza Diogo de Oliveira, Universidade de Fortaleza (Unifor) – Mestrado de Saúde Pública, foram algumas entidades contempladas pela Sala em 2010. Ao todo, cinco entidades foram beneficiadas com as atividades, atingindo público total de 185 participantes.

Números
Blitze Educativas – Com o total de 14 municípios contemplados e 4.275 de público beneficiado.

Palestras – Com o total de 65 municípios contemplados e 1.550 de público beneficiado.

Eventos – Com a participação em nove municípios e 2.000 de público beneficiado.

Retorno de Avaliação de Cursos – Com o total de 24 contemplados e 282 de público beneficiado.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação – Semace
3101-5554