Educação ambiental neste final de ano em Jijoca de Jericoacoara

23 de dezembro de 2010 - 15:48

Em Jijoca de Jericoacoara, a Superintendência de Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da gerência da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa de Jijoca, promoverá na Vila de Jericoacoara programação ambiental de 29 de dezembro a 02 de janeiro. A ação foi definida em uma reunião ocorrida nesta terça-feira (21), promovida pela Prefeitura Municipal sobre definições para o controle de veículos na Vila, que ocorrerá durante o período de 27 de dezembro a 10 de janeiro. O encontro reuniu representantes de entidades ligadas ao meio ambiente, turismo, trânsito e segurança.

Durante a reunião, a gerente da APA, Raphaela Ribeiro, informou sobre a logística da superintendência para sua colaboração com atividades de educação ambiental. “Acionamos técnicos da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam) para realizarem blitze ecológicas. O intuito de nossa programação é conscientizar a população e visitantes em relação à preservação do meio ambiente tanto na Vila, como no entorno da APA”, disse Raphaela.

Além da Semace, a reunião contou com a participação das entidades: Prefeitura Municipal, através das secretarias de Meio Amibente e Tributária; Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio); Polícia Militar (PM); Companhia de Policiamento Turístico (PMTur); Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA); Associação dos Buggueiros de Jijoca; Agência de Desenvolvimento do Turismo do Distrito de Jericoacoara (Adetur) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Saiba Mais

A Semace é responsável pela preservação da APA da Lagoa de Jijoca. A autarquia atua no licenciamento, controle e monitoramento de construções que impactem na unidade de conservação. Além disso, a instituição, por meio de sua Coordenadoria de Fiscalização (Cofis), também fiscaliza e autua as irregularidades constatadas na APA.

Através da Coordenadoria Florestal (Coflo) e Codam, a autarquia tem realizado ações que visam promover a conscientização da população através da educação ambiental, no intuito de disseminar as questões sobre o meio ambiente e a preservação ecológica da APA.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação – Semace