Semace ministra curso sobre resíduos sólidos em São Gonçalo do Amarante

22 de dezembro de 2010 - 15:46

Na manhã desta quinta-feira, 23, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), através da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), fará o encerramento do curso de Gestão dos Resíduos Sólidos, que está sendo realizado no município de São Gonçalo do Amarante. O evento, que acontecerá no Centro Administrativo da Prefeitura, foi uma solicitação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Na ocasião, os participantes discutirão a implantação do Plano de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos daquele município. Para culminar o encerramento, acontecerá uma caminhada pelas ruas da cidade, juntamente com técnicos da Codam, a fim de conhecer melhor o atual sistema de limpeza, através da visitação de praças, mercado público e algumas ruas e avenidas. A entrega dos certificados de participação será feita pela coordenadora de Educação Ambiental da Semace, Virgínia Carvalho.

Aproveitando o ensejo, a Semace fará, também, um trabalho de conscientização junto à população de São Gonçalo do Amarante, através de dicas de como manter o ambiente preservado e limpo. Além disso, 300 sacolas veiculares serão distribuídas com o intuito de auxiliar aos motoristas a não jogarem o lixo produzido dentro dos carros nas ruas.

Uma parte do curso já havia sido realizada em outras duas oportunidades, nos dias 10 e 17 do corrente mês. Nesses encontros, o responsável por ministrar o conteúdo foi o técnico da Codam, Raimundo Costa, que abordou diversos temas, desde os conceitos básicos, gestão integrada (coleta, transporte e destinação final) dos resíduos sólidos produzidos neste município e o gerenciamento do aterro sanitário local. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de ter uma aula de campo no aterro sanitário, de modo que os alunos pudessem conhecer e avaliar este equipamento urbano.

Estão participando do curso representantes das secretarias municipais do Meio Ambiente, Infra-estrutura e Educação, além de membros da Cooperativa dos Catadores. Essas atividades fazem parte das ações programáticas da Codam, que visam o fortalecimento da gestão ambiental nos municípios.

Fhilipe Augusto