Plano de Controle e Monitoramento Ambiental da CSP é apresentado na Semace

10 de dezembro de 2010 - 15:10

Hoje (10), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) será palco de apresentação do Plano de Controle e Monitoramento Ambiental para a área da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) que será construída no Complexo Industrial e Portuário (CIPP). Na ocasião, estarão presentes representantes do Grupo de Monitoramento de Ações Interinstitucionais e Setoriais (GMAIS) do CIPP e os gerentes das Unidades de Conservação (UCs) do entorno, as quais farão parte do primeiro Mosaico de UCs que será criado pela Semace.

Segundo o coordenador de meio ambiente da CSP, Marcelo Baltazar, o objetivo da apresentação é promover interação entre o plano proposto pela companhia e o GMAIS. “No plano, por exemplo, temos um programa de educação ambiental que precisamos alinhar com o que está sendo proposto pelo GMAIS para área”, explicou.

GMAIS
O Governo do Estado instituiu, no âmbito da Procuradoria Geral do Estado (PGE), o Grupo de Monitoramento de Ações Interinstitucionais e Setoriais do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, GMAIS – CIPP. O proposito é tratar adequadamente os impactos econômicos, sociais e ambientais decorrentes da implantação do empreendimento.

Entre as atribuições do GMAIS estão a tarefa de acompanhar, monitorar e fiscalizar as ações e projetos públicos e privados previstos para o CIPP e sua região, de modo a garantir que o desenvolvimento seja compatibilizado com os interesses das comunidades locais e da sociedade em geral.

Mosaico de UCs
É um conjunto de unidades de conservação próximas, incluindo suas zonas de amortecimento e demais áreas protegidas. A Semace criará o primeiro mosaico do Ceará no entorno do CIPP que contará com o Parque Botânico do Ceará, Estação Ecológica do Pecém, Área de Proteção Ambiental do Pecém e a Área de Proteção Ambiental do Lagamar do Cauípe, além de uma UC que será criada na Lagoa do Gereraú.

Serviço:
Apresentação do Plano de Controle e Monitoramento Ambiental da CSP
Dia: 10 de dezembro de 2010
Local: auditório Régia Nântua – Rua Jaime Benévolo, 1400, Bairro de Fátima.
Horário: 13h30min

Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação – Semace
3101-5554