Semace atualiza Cadastro Nacional de Unidades de Conservação

9 de dezembro de 2010 - 15:56

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) está atualizando as informações das unidades de conservação (UC’s) estaduais no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC). O CNUC é um sistema integrado na forma de banco de dados que reúne dados das UCs administradas pelos governos federal, estaduais, municipais e por proprietários particulares; disponíveis no site do Ministério do Meio Ambiente. Das 22 unidades que a Semace gerencia, 18 já foram incluídas no cadastro, e o trabalho continua.

O cadastro mostra as características físicas, biológicas, turísticas, gerenciais, legais e ainda os dados georreferenciados das unidades de conservação, apresentados na forma de relatórios e mapas interativos. O banco de dados é mantido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), conforme estabelecido no artigo 50 da Lei nº 9.985/2000.

A importância do CNUC está na disponibilização dessas informações organizadas e atualizadas ao público, que pode utilizá-las como fonte confiável de pesquisa para diversas finalidades. Conhecendo as unidades de conservação do território, o cidadão pode colaborar na proteção do patrimônio biológico nacional.

“As informações têm referências legais, publicadas em Diário Oficial, e são verificadas com rigor pelo Ministério do Meio Ambiente”, destaca o gestor ambiental Felipe Monteiro, que tem trabalhado no fornecimento de dados das UCs gerenciadas pela Semace. Outro motivo importante para incluir as unidades no cadastro é que apenas aquelas que tiverem sua validade reconhecida pelo CNUC poderão receber recursos provenientes de compensação ambiental (mecanismo administrativo de compensação financeira por impactos ambientais).

A Semace administra 22 unidades de conservação, entre áreas de proteção integral e de uso sustentável, e ainda um corredor ecológico, por meio do Núcleo de Articulação Gerencial das Unidades de Conservação (Naguc). Uma delas é um parque marinho e as demais fazem parte do bioma Caatinga. Das unidades cadastradas, 12 são Áreas de Proteção Ambiental, três Parques Estaduais, dois Monumentos Naturais e uma Área de Relevante Interesse Ecológico.

A Semace vai continuar o trabalho acrescentando informações aos relatórios. A atualização foi retomada em outubro, a partir da chegada dos novos servidores, que puderam otimizar o atendimento de demandas administrativas. As quatro UCs ainda não cadastradas estão passando por trabalhos administrativos para que possam ser incluídas no sistema.

Saiba mais

As unidades de Proteção Integral (parques estaduais, estações ecológicas, monumentos naturais etc.) têm o objetivo básico de preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, por meio de atividades educacionais, científicas e recreativas. Já as unidades de Uso Sustentável (APAs, ARIEs, reservas extrativistas etc.) devem compatibilizar o uso sustentável de parte dos recursos com a conservação da natureza. (Fonte: MMA)

Serviço
Clique aqui para ir para a página do CNUC no site do Ministério do Meio Ambiente