Semace combate queimadas no Crato

7 de dezembro de 2010 - 16:36

No município do Crato, a Superintendência Estadual do Ceará (Semace), por meio da gerência do Parque Estadual Sítio Fundão (PESF), realizará nesta quinta-feira (09), às 14 horas, na sede do Geopark Araripe, terceira reunião de planejamento participativo sobre as estratégias e ações de prevenção e combate às queimadas na região. O encontro tem como objetivo mobilizar entidades, bem como a população local sobre a importância de preservar as unidades de conservação e seu entorno.

Devido ocorrências de queimadas no município, a Semace e entidades ligadas ao meio ambiente tem promovido encontros no intuito de firmar, também, novas parcerias para solucionar a problemática de incêndios na região. Segundo o gerente do PESF, Mardineuson Sena, este terceiro momento será de socialização na busca do fortalecimento de estratégias e ações contra os constantes focos de incêndios ocorridos no Crato.

O momento será para unir esforços no sentido de proteger os recursos ambientais. “Na oportunidade, estaremos fechando uma carta com ações a partir das propostas em defesa dos solos, da vegetação e da vida, bem como, contra as queimadas que continuam a depredar a nossa região”, ressalta Sena.

As reuniões foram motivadas a partir de um diálogo inicial com a Brigada do Crato, membros do Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo-Crato) e de cidadãos preocupados com incêndios naquela localidade. Em todo o Cariri, o Corpo de Bombeiros, em parceria com o Prevfogo, e instituições Governamentais e Não Governamentais, tem atuado de forma significativa para sanar as inúmeras ocorrências de queimadas na região.

Saiba mais

O Parque Estadual Sítio Fundão foi criado pelo Governo do Ceará em junho de 2008, quando deixou de ser uma propriedade particular. É uma unidade de conservação de proteção integral, gerenciada pela Semace, com vegetação nativa preservada e flora diversificada, incluindo espécies de cerrado e resquícios de mata atlântica, numa extensão de 93,5 hectares.

Serviço:
3ª Reunião de Planejamento Participativo sobre as Estratégias e Ações de Prevenção e Combate às Queimadas no Município do Crato
Data: 09 de dezembro
Hora: 14 horas
Local: sede do Geopark Araripe, localizada na praça do bicentenário

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação – Semace
3101-5554