Semace participa do I Encontro Cearense de Educação Ambiental

6 de dezembro de 2010 - 16:38

Durante os dias 02 e 03 de dezembro de 2010, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), através da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), participou do “I Encontro Cearense de Educação Ambiental: Caminhos e Desafios”. O objetivo foi fortalecer a participação social na implementação das políticas públicas em educação ambiental. A abertura do evento foi realizada pela coordenadora da Codam, Virgínia Carvalho.

No segundo dia, a coordenadora Vírginia Carvalho coordenou a mesa “Experiências de Educação Ambiental na Sociedade Civil” que teve como convidados o Grupo de Interesse Ambiental (GIA), grupo Aroeira, ONG Terramar, Assentamento rural Boa Vista/Quixadá e entidade Caritas. Também houve apresentação do grupo “Amigos do Teatro”, parceiro da Semace em ações educativas sobre meio ambiente.

O encontro foi promovido pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA), criada por meio do Decreto Estadual Nº 26.465, de 11 de dezembro de 2001 . A comissão é composta por membros do poder público, do qual a Semace faz parte; e de entidades não-governamentais.

Sobre o CIEA
A Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Ceará é constituída por 22 instituições (10 governamentais, 2 universidades (UFC e UECE), 3 entidades representativas de classe profissional (CREA, CRBIO e OAB) e 7 instituições outras que desenvolvem trabalhos ambientais e sociedade civil. Tem como missão contribuir para a implementação da Política Nacional de Educação Ambiental e para o fortalecimento de ações da educação ambiental no estado do Ceará. São competências do CIEA:

– Fomentar parcerias entre instituições governamentais, não-governamentais, instituições educacionais, empresas, entidades de classe, lideranças comunitárias e demais entidades que tenham interesse na área de educação ambiental.

– Apoiar tecnicamente a execução da politica estadual de educação ambiental, no âmbito do Sistema Estadual do meio ambiente e do sistema estadual de educação.

Luanna Patrícia
Assessoria de Comunicação – Semace
3101-5554