Semace estimula uso de sacolas retornáveis em Paraipaba

1 de dezembro de 2010 - 15:25

01/12/2010 – SEMACE/ASCOM

Ontem (30), em Paraipaba, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da gerência da Área de Proteção Ambiental (APA) das Dunas da Lagoinha e Coordenadoria Florestal (Coflo), participou de programação promovida pela Prefeitura de Paraipaba, no Pólo de Atendimento, para realizar entrega de sacolas retornáveis para mães de alunos de escolas municipais da sede de Paraipaba. A ação contou com as presenças de representantes das secretarias municipais de Educação e Turismo, Cultura e Meio Ambiente.

Desde novembro de 2009, a Semace, em parceria com outras instituições, vem buscando conscientizar e estimular a população do município para o uso de sacolas retornáveis. Inicialmente, o trabalho foi desenvolvido através de encontros, palestras e apresentações de vídeos educativos que tratam dos graves problemas causados pelo uso inadequado de sacolas e sacos plásticos para representantes e proprietários de comércio, de revenda de materiais de construção e mercadinhos.

Também no ano passado, as ações envolveram os alunos das escolas públicas Flávio Granjeiro e Francisco Figueiredo. Na oportunidade, eles realizaram o recolhimento de resíduos plásticos em pontos da Avenida Maria Moreira, na entrada da sede até o Centro de Promoção Turístico – Ambiental (CPTA-Lagoa da Canabrava), onde foram recolhidos o total de 6.800 sacolas plásticas.

“A redução do uso de sacolas plásticas é uma das atitudes que devemos praticar sabendo que faz parte do comportamento sustentável para amenizarmos nossa dívida com o planeta”, reforça a gerente da APA, Lúcia de Sousa. De acordo com ela, a coleta seletiva, o consumo consciente, a prática de reutilizar e reciclar embalagens, juntamente com a redução do uso de sacolas retornáveis, são práticas sustentáveis fundamentais para minimizar a degradação do meio ambiente.

Durante o evento de ontem, ocorreu também uma exposição de vários objetos confeccionados a partir de material reciclável. A exposição mostrou que é possível substituir sacolas plásticas de lixeiras por sacolas feitas de papel de encartes publicitários ou jornais.

Saiba mais

A pesquisa “Sustentabilidade: Aqui e Agora”, feita pelo Ministério do Meio Ambiente, divulgada no dia 25 de novembro, mostra uma lista das ações que o brasileiro está disposto a fazer para adotar práticas mais sustentáveis no cotidiano. Segundo a pesquisa, 60% dos brasileiros são a favor de uma lei que proíba o uso de sacolas plásticas.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação – Semace