Semace divulga cinco audiências públicas do processo de licenciamento ambiental

30 de novembro de 2010 - 16:50

Durante o período de 22 a 29 de novembro, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) esteve em dez municípios cearenses para convidar a população a participar de audiências públicas referentes ao processo de licenciamento ambiental. O trabalho foi realizado pela equipe de divulgação e articulação das audiências públicas, composto pela Assessoria de Comunicação (Ascom) e Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam).

Ao todo foram divulgadas cinco audiências, nas quais serão apresentados projetos passíveis de licenciamento ambiental. As técnicas que estiveram em campo entraram em contato com o poder público municipal, associações e veículos de comunicação para convidar as comunidades dos locais afetados pelos empreendimentos a se fazerem presentes nas reuniões. O objetivo da ação é dar mais transparência ao processo de licenciamento, incentivando a participação popular.

A primeira audiência, divulgada nos dias 22 e 23 de novembro, foi sobre o aterro consorciado de Paracuru, Trairi e Paraipaba e aconteceu na última sexta-feira (26) com a presença de cerca de 60 pessoas dos três municípios visitados pela Semace. A segunda audiência, realizada ontem (29) pela manhã, se refere a uma barragem do rio Cocó e foi divulgada nos municípios de Fortaleza (Regional VI), Maracanaú, Itaitinga e Pacatuba nos dias 24 e 25. Nesses mesmos dias, outra equipe da superintendência esteve em Acaraú para convidar a população a conhecer o projeto de uma central eólica projetada para a localidade de Salgado, que será apresentado nesta terça-feira (30). Em 26 e 29 de novembro, foram visitadas a cidade de Amontada e São Gonçalo do Amarante, respectivamente, para divulgação de outras duas audiências sobre centrais eólicas. A primeira, em Icaraí de Amontada, acontece em 1º de dezembro e a segunda, no distrito de Taíba, no dia 2.

Calendário de divulgação das audiências públicas divulgadas pela Semace

DIAS 22 E 23 DE NOVEMBRO:
Municípios visitados: Paracuru, Paraipaba e Trairi
Assunto: Construção de um aterro sanitário consorciado entre os três municípios.
Data, horário e local da audiência pública: 26 de novembro – Salão Paroquial, rua Cel Meireles, s/n, Centro de Paracuru.

DIAS 24 E 25 DE NOVEMBRO:
Municípios visitados: Fortaleza (Regional VI – Conjunto Palmeiras), Maracanaú, Pacatuba e Itaitinga
Assunto: Construção de uma barragem no Rio Cocó.
Data, horário e local da audiência pública: 29 de novembro – 9 horas – Centro de Referência e Assistência Social, av. Alberto Craveiro, 1480, Boa Vista.

DIAS 24 E 25 DE NOVEMBRO:
Municípios visitados: Acaraú
Assunto: Complexo eólico.
Data e local da audiência pública: 30 de novembro – 10 horas – Fórum Monsenhor Sabino de Lima Feijão ( Secretaria de Vara Única de Acaraú)

DIA 26 DE NOVEMBRO:
Municípios visitados: Amontada
Assunto: Complexo eólico.
Data, horário e local da audiência pública: 1º de dezembro – 16 horas – Igreja São Francisco, Praça Pedro Francisco Assis, s/n, Sabiaguaba, Amontada

DIA 29 DE NOVEMBRO:
Municípios visitados: São Gonçalo do Amarante
Assunto: Complexo eólico.
Data, horário e local da audiência pública: 2 de dezembro – 16 horas – Escola de Ensino Fundamental Abigail Sampaio, Trevo da Parada, s/n, Parada, São Gonçalo do Amarante