Ceramistas discutem licenciamento ambiental na Semace

19 de novembro de 2010 - 16:30

Ontem (18), representantes do Sindicato dos Ceramistas (Sindicerâmica) e empresários do setor participaram de reunião promovida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), no auditório Régia Nântua da instituição. Na oportunidade, eles discutiram as questões relacionadas ao licenciamento e autorizações ambientais para as cerâmicas no Estado.

Durante o encontro, os participantes assistiram palestras conduzidas por técnicos da instituição que trataram do Cadastro de Consumidores de Matéria-Prima de Origem Florestal on line, licenciamento ambiental florestal e o licenciamento para beneficiamento e extração. De acordo com a coordenadora Florestal da autarquia, Elisabete Romão, além de licenciar e fiscalizar, a Semace tem o compromisso de conscientizar sobre a importância de se adequar aos critérios exigidos para a regularização.

Na ocasião, o presidente do Sindicerâmica, Fernando Ibiapina, reconheceu a iniciativa do encontro como uma oportunidade para o esclarecimento de dúvidas, tendo em vista uma perspectiva do setor para trabalhar de forma sustentável. Ele também falou que o segmento tem se esforçado para minimizar a emissão de carbono gerado pelas cerâmicas. “Há dez anos atrás poucas cerâmicas trabalhavam com plano de manejo. Hoje, a realidade é totalmente diferente”, disse o presidente, explicando que atualmente muitas empresas já trabalham com o plano de manejo.

Saiba mais

O Cadastro de Consumidores de Matéria-Prima de Origem Florestal pode ser preenchido no site www.semace.ce.gov.br . O preenchimento online do cadastro permite a agilidade no atendimento dos processos, evitando, assim, a visita presencial do solicitante. O serviço está disponível desde o dia 25 de outubro.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação
(85) 3101-5554