Semace participa da campanha de combate à dengue no Ceará

18 de novembro de 2010 - 16:31

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) participou ontem (17) do evento de lançamento da nova campanha nacional contra a dengue no Ceará, com o tema “Dengue: se você agir, podemos evitar”. O ministro da saúde, José Gomes Temporão, foi recebido pelo governador Cid Gomes e pelo secretário da saúde, Arruda Bastos, no Palácio Iracema, com a presença de prefeitos e secretários de todo o Estado. As autoridades recomendaram o trabalho integrado, incluindo agentes públicos de saúde, educação e meio ambiente. A Semace vai incluir a mensagem do combate à dengue nas orientações à população.

A incidência de dengue tem relação direta com as condições ambientais. Segundo a coordenadora de Extensão e Educação Ambiental, Virgínia Carvalho, a água, que é recurso essencial para a reprodução do mosquito transmissor Aedes aegypti, muitas vezes precisa ser estocada pela população nas regiões secas. Quando isso não é feito corretamente, as pessoas deixam caixas d’água e outros reservatórios destampados e sem a limpeza adequada, facilitando a proliferação do mosquito. Outro problema relacionado é o tratamento incorreto do lixo doméstico, que pode acumular água da chuva se for deixado a céu aberto.

Virgínia Carvalho afirma que as informações para o combate à dengue serão reforçadas nas próximas ações educativas da autarquia. “Vamos levar essa orientação a todos os espaços e pedir o envolvimento da população, que é essencial para evitar essa doença que pode levar ao óbito”, explica. Além da coordenadora de Extensão e Educação Ambiental, a Semace foi representada pela chefe da Coordenadoria Florestal, Elisabete Romão.

Conforme a classificação do Ministério da Saúde, a situação da dengue no Ceará é de alerta. Em 2010, o Estado teve 10.774 casos confirmados de dengue em 117 municípios (segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde – Sesa).

Roberta Felix