Homem é flagrado ao tentar abandonar 76 camundongos no Parque do Cocó

16 de novembro de 2010 - 16:38

Um homem foi flagrado na manhã desta terça-feira (16), pela Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA), abandonando camundongos no Parque do Cocó, em Fortaleza. Na ocasião, fiscais da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) lavraram um auto de infração com uma multa fixada em R$ 17.200,00.

O flagrante do homem de iniciais C.R.L.P. foi feito pelo coronel Alencar da CPMA, que relatou o momento. “Quando eu cheguei ele estava soltando os ratos. Eu pedi que ele os guardasse, mas não foi possível capturar todos”, ressaltou. Segundo o fiscal ambiental da Semace, Eugênio da Silva, aproximadamente 76 camundongos permaneciam na caixa.

Andréia de Queiroz, também fiscal da Semace, salientou que o infrator desrespeitou o artigo 25 do Decreto Federal nº 6514 de 2008, que considera conduta infracional introduzir espécime animal silvestre, nativo ou exótico, no país ou fora de sua área de distribuição natural, sem parecer técnico oficial favorável e licença expedida pela autoridade ambiental competente. A infração cometida é de sanção administrativa e não penal.

O infrator, que disse trabalhar vendendo esses animais para pet shop, informou que iria colocar os animais naquela área para que esses servissem de alimento para os gatos abandonados pela população no local. Ele agora tem 20 dias para apresentar sua defesa por escrito à Semace, localizada na Rua Jaime Benévolo, 1.400, bairro de Fátima, Fortaleza-Ce.

Os camundongos foram levados pelos fiscais ambientais da Semace para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no bairro Messejana, em Fortaleza. A gerente do Parque do Cocó, Flávia Prado, ressaltou que essa sanção administrativa será adotada em todos os casos de abandono de animais naquela região.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação
(85) 3101-5554