24 veículos novos já reforçam a presença da Semace em todo o Estado

11 de novembro de 2010 - 16:46

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) conta com mais um recurso para reforçar sua presença em todo o Estado. A frota de veículos rodoviários da Semace recebeu 24 carros utilitários novos, todos com tração nas quatro rodas, para viagens pelo Interior e acesso a terrenos não-pavimentados. Os veículos novos chegaram à autarquia no dia 27 de setembro e desde então já foram usados em operações de fiscalização, vistorias e outras visitas técnicas.

Atualmente a Semace tem 68 veículos em uso: 10 carros de passeio, para uso administrativo; duas vans para transporte de grupos e os 56 restantes, do tipo utilitário (picapes e jipes), levam os técnicos em fiscalizações, vistorias e outras visitas. Segundo o gerente de transporte da Semace, Jurandir Sobreira, o resultado da chegada dos novos veículos no serviço é “mais agilidade e disponibilidade” para garantir a presença da Semace em todo o Estado. Ele aponta ainda que o acréscimo na frota vai permitir o acompanhamento mais contínuo das unidades de conservação estaduais e a melhor distribuição do volume de trabalho para os profissionais que vão a campo, além de dar mais segurança e conforto nas viagens.

Os técnicos da Semace precisam percorrer todo o Estado para executar vistorias de empreendimentos, atendimento de denúncias, operações de fiscalização, visitas técnicas etc. Por isso, precisam passar pelos mais variados tipos de terreno, como dunas, terras úmidas ou serras, muitas vezes com acesso difícil por trilhas ou estradas carroçáveis.

A gerente da Coordenadoria de Fiscalização (Cofis), Iole Santiago, confirma a importância da qualidade dos meios de transporte para o trabalho de fiscalização da Semace. “É preciso ter carros disponíveis para atender aos fiscais com prontidão em todo o Estado, garantindo que a Semace chegue a todos os lugares onde ela atua, com segurança para os profissionais”.

Tecnologia permite localização e acesso aos dados administrativos

Os carros possuem ainda um equipamento que permite o monitoramento da gerência de transporte, acesso a dados administrativos, além de localização e contato entre os técnicos. O Autotrac é um sistema de comunicação móvel de dados, utilizado para localização, monitoramento e transmissão de informações entre veículos e uma base, por meio de redes Web, satélite e GSM (Sistema Global para Comunicações Móveis, padrão dos telefones celulares).

No trabalho da Semace, as funções mais utilizadas são o rastreamento dos veículos, que contribui para a economia e a produtividade do transporte, e a consulta ao sistema de processos. O técnico pode ter acesso fácil às informações atualizadas sobre a situação administrativa da empresa por meio dos números do sistema de protocolo único (SPU) ou do cadastro nacional de pessoa jurídica (CNPJ).

O acesso direto ao sistema de dados, aliás, foi desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Geoprocessamento (CTIG) da Semace e permite consultar e inserir informações dos processos. A autarquia foi pioneira em desenvolver essa solução em software livre para o sistema Autotrac, segundo o coordenador da CTIG, Luiz Correia. “Não tem possibilidade de o técnico deixar de ter informações quando estiver em campo”, afirma. Dos 68 veículos em uso na Semace, 52 têm o Autotrac instalado.

NÚMEROS

68 veículos compõem a frota da Semace

52 equipados com sistema Autotrac

24 carros foram adquiridos em setembro

Roberta Félix
Assessoria de Comunicação – Semace
(85) 3101-5554/8869-1146