Primeiro mosaico de unidades de conservação do Ceará será criado pela Semace

8 de novembro de 2010 - 11:11

Com foco na preservação e conservação dos recursos naturais a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) tem trabalhado para criação do primeiro mosaico de unidades de conservação (Ucs) do Ceará, que será localizado no entorno do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). O objetivo é estimular a gestão integrada entre as diversas UCs, bem como contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.

Uma das prioridades será a preservação da paisagem e da biodiversidade local, além do desenvolvimento de atividades produtivas ligadas à cultura local e a melhoria do entorno do CIPP. Com a criação do mosaico será possível investir na promoção de estudos técnicos-científicos específicos sobre os ecossistemas, buscando estabelecer maior divulgação desse conhecimento para a sociedade. Com isso também será formado um banco de dados, que subsidiará os processos de fiscalização, planejamento e investimentos nas áreas protegidas inseridas.

As unidades de conservação que englobarão o mosaico são: Parque Botânico do Ceará, Estação Ecológica do Pecém, Área de Proteção Ambiental do Pecém e a Área de Proteção Ambiental do Lagamar do Cauípe, que juntas somam 3.170,31 hectares. O projeto ainda propõe a criação da Área de Proteção Ambiental do Lagoa do Gereraú, em São Gonçalo do Amarante, bem como a incorporação do Jardim Botânico desse município, este último com 19,8 hectares.

Mosaicos

No âmbito da legislação ambiental, o conceito de mosaico se torna mais específico: é um conjunto de Unidades de Conservação (UCs) próximas, incluindo suas zonas de amortecimento e demais áreas protegidas. Além de permitir a gestão integrada das unidades, essa ferramenta facilita articulações institucionais para a conservação dos biomas e fortalecimento dos corredores ecológicos. O mosaico foi instituído pela Lei Federal Nº 9.985/00, que criou o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).

Assessoria de Comunicação – Semace