130 veículos vistoriados em Fortaleza no Programa Fumaça Negra da Semace

5 de novembro de 2010 - 11:23

Na semana passada, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio do Núcleo de Análise e Monitoramento (Nuam), realizou em Fortaleza novas blitze do Programa Fumaça Negra. Dos 130 veículos vistoriados, seis foram multados. A ação tem como objetivo coibir a poluição atmosférica da fuligem gerada pelos veículos movidos a diesel.

Na quinta-feira (4), a blitz ocorreu na Avenida Osório de Paiva, bairro Vila Pery, com o total de 66 veículos verificados. Destes, quatro encontravam-se fora dos padrões exigidos pela legislação vigente. Já na sexta-feira (5), as vistorias aconteceram na rua Demétrio de Menezes, bairro Antônio Bezerra. Dos 64 automóveis conferidos, dois foram multados.

Os condutores receberam autos de infração de acordo com o Decreto Federal Nº 6.514 de 22 de julho de 2008, artigo 68, que estabelece multas que variam de R$ 1.000,00 a R$ 10.000,00. Caso o veículo seja levado regulado para uma nova vistoria na Semace, dentro do prazo de 15 dias a contar da autuação, esse valor cai pela metade.

As fiscalizações do Programa Fumaça Negra são feitas medindo-se a intensidade de cor da fumaça emitida pelo veículo através da Escala de Ringelman, que apresenta cinco densidades colorimétricas. Os veículos que apresentarem densidades variando entre 20% e 40% (padrões nº1 e 2) são liberados para o tráfego.

Desde 1990, a Semace, por meio do Nuam, realiza fiscalizações através do Programa Fumaça Negra. A autarquia trabalha de acordo com a legislação atual no intuito de disseminar a conscientização da população sobre os efeitos causados ao meio ambiente pela poluição dos veículos movidos a diesel.

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace
(85) 3101-5554