Avaliação dos cursos de multiplicadores ambientais em Brejo Santo e Mauriti

8 de outubro de 2010 - 11:52

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), visitou nesta semana os municípios de Mauriti e Brejo Santo, na região sul do Estado, para fazer a avaliação e entregar os certificados dos cursos de Capacitação para Agentes Multiplicadores em Educação Ambiental. As técnicas Evoneida Peixoto e Edilene Queiroz estiveram nos municípios nos dias 6 e 7 de outubro, respectivamente; para conferir os resultados dos planos de ações elaborados durante cada curso – o de Mauriti, em janeiro, e o de Brejo Santo, em maio.

O objetivo da capacitação é sensibilizar e formar multiplicadores para a proteção do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida, incentivando a mudança de hábitos, atitudes e valores. A relação homem-natureza, desenvolvimento sustentável, resíduos sólidos, legislação ambiental, unidades de conservação, turismo, métodos de manejo agrícola e práticas de educação ambiental são alguns dos temas abordados. O curso tem carga horária de 40 horas/aula.

O programa inclui um plano de ação elaborado pelo grupo e adaptado às questões locais. Depois de colocar as ações em prática, os participantes solicitam a visita da Semace para a etapa final, que é de apresentação e avaliação de resultados, após a qual são entregues os certificados.

Segundo a coordenadora da Codam, Virgínia Carvalho, a intenção do curso é dar contribuições efetivas nos lugares onde ele é realizado. Ela explica que, em algumas dessas cidades, os cursistas formam associações ou grupos de proteção ao meio ambiente; e aqueles que já trabalham nessa área retornam às atividades com mais conhecimento para melhorar sua atuação. “A avaliação é importante para que o trabalho na área ambiental seja efetivado e deixe resultados em cada município”, reforça.

Assessoria de Comunicação da Semace
3101-5554