Mais de duas toneladas de lixo recolhidas no Dia Internacional da Limpeza de Rios e Praias

27 de setembro de 2010 - 15:38

No último sábado, 25, foi realizada uma limpeza de cinco quilômetros da faixa de areia da Praia do Futuro e da área do fundo do mar entre o espigão da Praia de Iracema e a Ponte Metálica, em Fortaleza. A ação fez parte das comemorações do Dia Internacional da Limpeza de Rios e Praias, comemorado naquele dia. Na ocasião, técnicos da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) estiveram presentes falando do trabalho da instituição no Estado, em especial no monitoramento da qualidade das águas do litoral cearense.

De acordo com Eduardo Franklin, coordenador do Projeto Atlântida Esporte e Lazer, responsável por promover esta ação em Fortaleza, o objetivo da campanha foi conscientizar a sociedade da relevância de manter as praias limpas, além, é claro, de retirar os resíduos das praias e do fundo do mar. Franklin informou que 21 equipes, cada uma com cinco pessoas, participaram de uma competição para ver quem mais retirava lixo. Os participantes eram estudantes universitários dos cursos de oceanografia, engenharia de pesca, biologia, ciências ambientais e administração de empresas.

Os técnicos da Semace, Eulália Aragão, Rosa de Lisieux e Sérgio Augusto, ressaltaram a importância da campanha e mostraram um pouco do trabalho realizado pela autarquia, principalmente no tocante ao monitoramento da balneabilidade das praias do Estado. Lisieux apontou pontos críticos em relação à qualidade da água em Fortaleza, como trechos próximos ao Iate e ao Farol. Já Eulália, parabenizou a organização pelo trabalho, em especial pela retirada do lixo do fundo do mar.

Duas toneladas de lixo

A campanha resultou na retirada de mais de duas toneladas de lixo. Na Praia do Futuro, 1.160 quilos de lixo foram recolhidos. A quantidade captada durante o mergulho foi parecida, chegando a 935 Kg. Todo esse material passou por uma triagem, separando o que é reciclável e o que é orgânico. O Sindiverde ficará com o que pode ser aproveitado para reciclar.

Vencedores

A equipe vencedora foi a King Size, do curso de oceanografia da Universidade Federal do Ceará. Ao todo, eles recolheram 193,6 Kg. Seus cinco integrantes ganharão um mergulho como forma de premiação.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação
(85) 3101-5554