Semace realiza programação ambiental no Festival Café com Chocolate e Flores

22 de julho de 2010 - 15:09

22/07/2010
De 23 a 25 deste mês, acontece no município de Pacoti o Festival Café com Chocolate e Flores. Na oportunidade, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Coordenadoria Florestal (Coflo) e Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental (Codam), realizará programação de educação ambiental durante o evento.Durante a programação, a Semace estará com stande no qual serão mostrados vídeos educativos, exposições de cartazes das Unidades de Conservação do Estado (Ucs), distribuição de panfletos informativos, ouvidoria e distribuição de plantas nativas. Além disso, a equipe de técnicos da autarquia, com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente de Pacoti e da Polícia Militar, realizará blitz educativa no sábado (24), com distribuição de 1.000 mudas de espécies nativas da região.

A Semace também contará com palestras que destacam temáticas relacionadas ao meio ambiente e a Área do Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité. No domingo (25), por exemplo, haverá palestra sobre resíduos sólidos, ministrada pela professora e coordenadora do Campus de Educação Ambiental e Ecologia da Universidade Estadual do Ceará (Uece) de Pacoti, Lúcia Helena Fonseca. A palestra ocorrerá às 11h, no anfiteatro da cidade.

O Festival será realizado no pólo de lazer da cidade de Pacoti, sendo um evento promovido pela Prefeitura Municipal, com o apoio de diversas instituições públicas e privadas. De acordo com a organização, a estrutura do evento contará com standes com café, chocolate, plantas, flores, artesanato de toda a região e gastronomia. O evento também reunirá especialistas, proprietários e apreciadores dos três produtos que compõem o tema do festival, buscando investir no desenvolvimento do Maciço de Baturité com foco no fortalecimento do turismo e empreendedorismo local.

Serviço:
Programação ambiental da Semace no Festival Café com Chocolate e Flores

Dia 23/07 (sexta-feira)
7h – Abertura dos estandes do evento com equipe de técnicos da Semace no estande da autarquia
20h – Palestra sobre APA da Serra de Baturité no anfiteatro da cidade

Dia 24/07 (sábado)
9h – Blitz Ecológica com doação de mudas de espécies nativas
11h – Oficina de reaproveitamento de garrafas PET
13h – Palestra sobre produção de café orgânico na região com palestrante Iram Pereira (Coordenador de Projetos do Núcleo de Iniciativas Comunitárias – NIC)

Dia 25/07 (domingo)
11h – Palestra sobre resíduos sólidos no anfiteatro da cidade com a palestrante Lúcia Helena Fonseca (Coordenadora do Campus de Educação Ambiental e Ecologia da Universidade Estadual do Ceará (Uece) de Pacoti)

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace